Moda e beleza

Marina Mori

Por que as mulheres estão deixando de usar secador de cabelo?

Marina Mori
15/11/2017 19:00
Thumbnail

Cada vez mais mulheres têm deixado o secador de lado na rotina de beleza. Foto: BigStock.

O secador de cabelo fez parte da rotina da psicóloga Julia Grigoletti, 27 durante quase todos os anos de sua adolescência. “Eu ia ao salão fazer escova dia sim, dia não.” Hoje, a história é completamente diferente. Há alguns anos, ela sai do banho com os cabelos molhados e nem cogita secá-los com o aparelho.
“Não suporto o calor, o vento, o barulho. Nem tenho secador em casa”, afirma ela. Julia não é a única a abandonar o “trambolho”. Cada vez mais, mais mulheres têm deixado as madeixas secarem naturalmente, seja por falta de vontade, seja pela preocupação com a saúde do cabelo.
No caso da professora Amanda Goulart, 27, a escolha tem a ver com a estética. Seus cabelos sempre foram longos e lisos e, quando usava o secador, sentia que os fios perdiam todo o volume. “Percebi que gosto mais dele com um volume natural”, explica. Por conta disso, faz cinco anos que ela não usa o aparelho.
Julia (esquerda) e Amanda (direita) abandonaram o secador há anos. E não se arrependeram. Fotos: Arquivo Pessoal
Julia (esquerda) e Amanda (direita) abandonaram o secador há anos. E não se arrependeram. Fotos: Arquivo Pessoal
Para o cabeleireiro e sócio do Flamingos Garden Hair, Vinícius Perly, o movimento sem secador diz muito sobre o comportamento feminino ao longo dos últimos anos. “Estamos saindo de um vício. Desde a década de 90, a progressiva era quase uma regra entre as mulheres e o secador funcionava como ativador desse alisamento”, explica.
Agora, a regra é outra. A aceitação da própria imagem e a busca por resultados mais naturais são ótimos incentivos para quem quer abandonar de vez o vento quente nas madeixas. Mas há quem ainda o defenda. Se não fosse a preguiça, a advogada Silvia Nedeff de Paula, 27, usaria o secador todos os dias. “Eu realmente acho que o cabelo fica mais bonito com ele, mas morro de preguiça de secar sempre”, conta.
Não fosse a preguiça, Silvia, por outro lado, secaria os cabelos todos os dias. Quando não usa o aparelho, ela improvisa com rabos de cavalo, grampos e tiaras. Foto: Arquivo Pessoal
Não fosse a preguiça, Silvia, por outro lado, secaria os cabelos todos os dias. Quando não usa o aparelho, ela improvisa com rabos de cavalo, grampos e tiaras. Foto: Arquivo Pessoal
Será que os fios realmente dependem do secador para ficarem bonitos? Perly garante que não. “Tudo depende de o cabelo estar bem cortado”, afirma. Segundo o cabeleireiro, o uso dos produtos certos na finalização, como cremes e sprays, e o corte ideal para cada tipo de cabelo são essenciais para um bom resultado.
E o frizz?
A finalização com os produtos certos vai ajudar muito a controlar frizz, segundo o cabeleireiro. Ele sugere o uso do pente de madeira, que não promove estática, e também a aplicação de óleos hidratantes nos fios ainda úmidos.

Truques rápidos e fáceis de como finalizar os cabelos sem secador

Vinícius Perly compartilha algumas dicas de como caprichar na finalização dos fios usando produtos básicos, como cremes para pentear, mousses e grampos. Confira:

>> Para um efeito ondulado

O tão amado messy hair pode ser criado em minutos: penteie os fios úmidos e aplique um pouco de creme para pentear (se o seu cabelo for mais grosso) ou mousse (para fios finos).
Depois, faça três ou quatro coques (ao lado da cabeça, como a Princesa Leia, e na parte de atrás) e prenda-os com grampos. Espere secar e depois solte para a mágica acontecer.
Fotos: Pinterest
Fotos: Pinterest

>> Para ondas largas e soltas

Faça uma trança simples e depois aplique um pouco de spray modelador. Para ondas mais marcadas, prenda a trança em um coque frouxo.
Outra dica é fazer apenas um coque simples alto, preso apenas com grampos ou palitos. Nunca use elásticos – eles marcam demais os fios.

>> Para um look bem verão

Aplique spray de sal nos fios úmidos e torça várias mechas, enrolando-as na cabeça como “mini coques” e depois prenda cada uma com um grampo. Quanto menores e mais torcidas as mechas, mais volume você vai produzir.

>> Para manter os cachos lindos

Na hora de tirar o excesso de água dos fios, a dica é fazer o mínimo de atrito com a toalha. Aperte os cabelos gentilmente e, depois, passe creme para pentear. A técnica da fitagem (modelar os cachos com os dedos) é ótima nessa hora.
Para secar os cabelos sem perder o formato dos cachos, aposte na técnica chamada plopping: estique uma camisa/toalha de microfibra ou algodão sobre a cama e em seguida coloque a cabeça para baixo, arrumando todo o cabelo sobre o tecido. Depois, enrole os dois lados (quase como se estivesse enrolando um bombom) e amarre as pontas atrás da cabeça. Espere até os cabelos secarem totalmente.
LEIA TAMBÉM