Moda e beleza

Bruna Covacci

Entre na onda do guarda-roupa “cápsula”

Bruna Covacci
12/09/2015 15:02
Thumbnail
Um guarda-roupa enxuto, versátil, que é a sua cara e não te deixa passar apuros. Tudo com, no máximo, 42 peças. Capsule Wardrobe, termo inglês para guarda-roupa cápsula, é uma técnica que surgiu nos anos 1970, em Londres. A dona de uma loja chamada Wardrobe, Susie Faux, criava peças pensando nos itens essenciais para o armário: um misto de roupas atemporais com atuais, tudo de acordo com a sazonalidade. Recentemente, quando foi incorporada pela blogueira americana Caroline Rector, do Un-fancy.com, a prática se tornou um sucesso.
Como Caroline tem as quatro estações do ano bem definidas, ela adapta algumas peças ao seu armário de três em três meses. Neste tempo, ela não compra nada e só vive com o que separou (desafiador, né?). Segundo ela, não é o número de roupas que você tem que interessa. “O ponto é tentar algo novo se você estiver infeliz com a situação atual do seu armário. Se 37 não é o número pra você, encontre um que seja”, diz. Uma dica bacana é se perguntar se você realmente precisa de tudo o que tem. E seja sincera.
O figurinista Gil Preto montou seu armário cápsula recentemente, coisa de dois meses. “Tudo começou quando me mudei. Eu tinha muita roupa, sabia que não precisava de tanto, então resolvi que só traria o essencial para a casa nova”, diz. Hoje ele tem um armário com 42 peças que “cai como uma luva” para o clima curitibano. Ou seja, tem bermuda, camiseta, moletom e casaco de lã na mesma seleção. Seu calcanhar de Aquiles são os sapatos, que ele ainda não conseguiu desapegar.
O figurinista Gil Prado tem apenas 42 peças para compor looks cool e arrumadinhos.
O figurinista Gil Prado tem apenas 42 peças para compor looks cool e arrumadinhos.
Com um estilo mais cool, hora arrumadinho, hora descolado, ele é a prova viva de que você não precisa ser tão básico para ter um armário cápsula. “Eu adoro estampas. Tenho aqui três camisas que são minhas queridinhas. O segredo é combiná-las com peças neutras e saber que não há problema que as pessoas lembrem-se das minhas roupas, já que a print marca”, desabafa. Um macacão, que é sua peça preferida, é a chave para as crises que acontecem vez ou outra. “Se você tem uma look incrível no guarda-roupa sabe que poderá apostar nele cada vez que abrir as portas do armário e pensar que não tem roupa”, conta.
Para a consultora de imagem Claudia Piantini o método entrou em desuso com a popularização do fast-fahsion, mas com o crescimento da consciência ambiental e da preocupação com a qualidade da matéria prima, aos poucos ele está vindo à tona, provando que quantidade não é sinônimo de qualidade. “O armário é prático, faz com que você identifique facilmente o seu estilo e ainda fortalece a imagem que você quer transmitir”, garante. A especialista acredita que qualquer pessoa consegue fazer sua cápsula por si só, sem precisar seguir regras ou acompanhamento profissional. Outra vantagem apontada por ela é a questão de espaço, já que os empreendimentos estão cada dia menores.
CINCO PASSOS
Pense, rabisque e entre na onda do “Armário Cápsula” com as dicas do site norte-americano Un-fancy:
ESTILO DE VIDA
Preencha o gráfico pizza com base no seu estilo de vida. Pergunte a si mesmo: Quanto tempo gasto com trabalho? Quanto tempo em casa? Quanto tempo com amigos? Quanto tempo para atividades especiais ou eventos?
ASSOCIAÇÃO DE PALAVRAS
Escreva toda e qualquer palavra que você pode achar que descreva seu estilo. Circule aquelas que combinam com o estilo que você está buscando. Risque as que não. Elimine as demais até chegar em suas três ou seis palavras favoritas. Aqui vai uma lista para você começar: trendy, cool, chic, natural, clássico, despojado, cuidadoso, profissional, europeu, esportivo, doce, periguete, menininha, colorido, praiano, urbano, baladeiro…
MARCAS
Faça uma lista de lojas, marcas e estilistas que você adora mais as que combinam com seu estilo, corpo e orçamento.
CORES
Preencha os quadros para criar seu esquema de cores. Inclua as cores de todos os aspectos de seu guarda-roupas incluindo calçados e acessórios. Pergunte-se: Sou atraído por cores ou tons pastéis? Que cores são apropriadas para a estação? Que cores me deixam feliz? Com que cores tenho gostaria de experimentar?
MINHAS PEÇAS FAVORITAS
Faça uma lista com suas peças favoritas. Essas podem ser roupas que você tem ou as que você quer comprar. Pense nisso como uma lista genérica das suas favoritas para você ter uma visão clara do seu estilo. Por exemplo: jeans skinny, saia confortável, botas de cano alto etc. Pergunte-se: Que itens eu adoro vestir ou com que me sinto ótimo? Que itens eu sempre escolho? O que eu mais quero do meu guarda-roupas para usar nessa estação?