Moda e beleza

Adriano Justino

Conheça alimentos e produtos que repõem o colágeno

Adriano Justino
18/04/2015 15:15
Thumbnail
A pele aos poucos deixa de ter vigor e elasticidade e as linhas de expressão começam a ficar mais evidentes. Reconhece a situação? Pois saiba que a culpa é do colágeno – ou melhor, da ausência dele. De acordo com Fabiane Brenner, dermatologista do Hospital Vita, a proteína é fundamental para manter a firmeza de ossos, músculos e da pele. “Nós o produzimos durante toda a vida. Mas a partir dos 30 anos, reduzimos a quantidade, além do tipo produzido ser menos eficiente.”
Para reduzir a degradação da substância, Fabiane alerta que é importante jamais dispensar o uso de bloqueador solar. Além disso, produtos manipulados como o ácido retinoico e injetáveis, como o ácido polilático, estimulam a formação da proteína na pele.
A alimentação também pode ser uma aliada e contribuir para a reposição do nutriente. “Na gelatina comum, por exemplo, há o colágeno animal. O ágar-ágar tem o vegetal. Também existem algas, balas e sucos com colágeno. Porém, ao consumir esses produtos, é possível que a substância não seja tão bem absorvida”, explica a nutricionista Daniele Leahy, da Vida Leve, empresa especializada em dietas. Segundo ela, há muita interação com outros alimentos e baixa absorção pelo organismo.
Mas como repor de forma eficiente a proteína? As especialistas sugerem o uso do colágeno hidrolisado, que pode ser encontrado na forma líquida, pó ou cápsula. A hidrólise é um processo farmacêutico industrial que isola a molécula e melhora a capacidade de absorção, pois dificulta a interação com outros alimentos.
Vitrine
#gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 50%; } #gallery-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-1 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */