• Carregando...
Roberto Arad. Foto: Letícia Akemi/gazeta do Povo.
Roberto Arad. Foto: Letícia Akemi/gazeta do Povo.| Foto:

Não dá para falar em moda paranaense sem citar o designer Roberto Arad. Responsável por mudar a cena local, ele é sinônimo de personalidade quando o assunto é moda autoral, além de ter ajudado a catapultar as criações curitibanas para o mercado nacional e internacional. Arad construiu uma carreira sólida ao longo de três décadas de profissão e – sem nostalgia – decide virar a chave e abandonar a moda. “Não é para ficar triste, é uma questão de desapego. Chega uma hora que é preciso abraçar o novo”, conta.

Ao anunciar a aposentadoria, Arad não atribui a decisão apenas ao mercado econômico atual. “Estamos aproveitando esse momento de queda da economia, mas isso não foi o único motivo. É uma questão pessoal”, salienta. O estilista cita frases da inglesa Vivienne Westwood para definir a profissão. “Ela costuma dizer que nós temos a pior profissão do mundo, que não paramos de trabalhar nunca e que lançamos uma coleção agora já pensando nas próximas. A pilha nunca acaba para quem trabalha com moda”, diz Arad.

Estilista diz que "chegou a hora de abraçar o novo" , mas prefere não revelar os próximos passos. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Estilista diz que "chegou a hora de abraçar o novo" , mas prefere não revelar os próximos passos. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

Mas não foi apenas o cansaço da busca eterna pelo novo que o levou a abandonar a profissão que herdou da mãe. Sem ser contraditório, foi exatamente essa premissa que fez com que ele tomasse a decisão de encerrar as atividades da loja. Arad já estava maturando a ideia há algum tempo e chegou a pensar em manter apenas a venda online.

LEIA TAMBÉM

>> Brechó curitibano aposta em acervo de marcas famosas

>> Marca curitibana relaciona peças únicas à singularidade de cada corpo

>> O que faz de Helen Mirren símbolo de beleza na terceira idade?

Desistiu até mesmo dessa ideia quando começou a fazer um plano de negócios. “Me deu preguiça de fazer sempre a mesma coisa. Cansei de brincar no play”, diverte-se. A aposentadoria do sócio – Jorge Luiz Neves – também deu força à decisão, além do desejo de buscar novidades e dar espaço para novas gerações.

Foi por isso que decidiu realizar o último bazar da loja (ou bazaar, com dois as). A Arad Tailored Jeans deve funcionar por mais alguns dias, enquanto Arad determina os próximos passos.  “Não temos do que nos queixar. O que fica é a relação com as pessoas e os amigos que fizemos nesses 16 anos na Vicente Machado”, revela.

Em 30 anos de carreira, Roberto Arad já desfilou coleções nos principais eventos de moda do Paraná. Foto: divulgação
Em 30 anos de carreira, Roberto Arad já desfilou coleções nos principais eventos de moda do Paraná. Foto: divulgação

Roberto Arad nasceu em Andirá (PR), começou a carreira nas artes cênicas antes de migrar para o mundo da moda. Formou-se em design de moda e tem especialização em Moda e Gestão. O teatro, as artes e criatividade, no entanto, sempre marcaram suas coleções. Peças assinadas por ele integraram o figurino de novelas e filmes e diversos artistas fizeram das peças Arad uma forma de expressão.

Na década de 1990, ele levou suas criações para o Mercado Mundo Mix, vendeu peças no Rio de Janeiro e em São Paulo antes de abrir a loja física na Vicente Machado. A loja abriu espaço para outros estilistas e lançou o evento Vicentina, responsável por atrair e reunir outros lojistas e designers da cidade em um mesmo espaço, com música, cultura e relacionamento. “Acho que o que fica dessa experiência é justamente o relacionamento, a relação que criamos com nossos clientes”. Essa, ele avisa, continua de portas abertas.

Serviço: Bye Bye Bazaar, da Arad Tailored Jeans, na Rua Vicente Machado, 664, Batel – (41) 3029 2770. Das 10 às 19h e sábado das 10 às 15h até o dia 30 de setembro.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]