Moda e beleza

Bruna Covacci

Deu branco no Minas Trend: desfile de abertura prega pela paz e a democracia

Bruna Covacci
05/10/2015 23:35
Thumbnail

Foto: Agência Fotosite.

Democracia é a palavra de ordem quando falamos de moda para a próxima estação. No desfile de abertura da temporada de outono-inverno 2016, no Minas Trend, Paulo Martinez, editor de moda responsável pelo stylist, coordenou mais de 40 marcas de roupas, 15 de acessórios e quatro de sapatos. Inspirado na mistura de referências nipônicas, ele deixou claro que ao mesmo tempo em que estamos tão longe do Japão nunca estivemos tão próximos dele. O motivo? Conectividade e direito de escolha. “Quero mostrar que há espaço para todos os estilos e gostos. Os estilistas apostam em tendências que são diferentes entre si, mas a moda é o consumidor quem faz”, afirmou.
Crédito: Agência Fotosite.
Crédito: Agência Fotosite.
Para isso, Martinez levou opostos para a passarela. Minimalismo e handmade, tecidos pesados e fluidos, shapes oversized e cinturas marcadas. O branco, cor predominante do desfile, representa um respiro para a rotina conturbada. Rendas, bordados, plumas e couro apareciam misturados. Calças esportivas com ribanas desfilavam lado à lado aos vestidos ladylike. Cintura alta e barriga à mostra prometem continuar no inverno.
Assim como a Semana de Moda de Paris, as mochilas ganharam um papel de destaque. Quando falamos de acessórios, tudo é grande e exagerado: maxi-brinco, maxi-anel, maxi-colar. Pulseiras de mão e formas geométricas (bolas, cubos e pirâmides) dão toques aos looks. Entre as tendências já conhecidas pelos consumidores ficam nas lojas as pantacourts, saias midi, vestidos capa e golas rulê.
Foto: Agência Fotosite.
Foto: Agência Fotosite.
ARTESANATO
“A FORÇA É DE QUEM FAZ” é o lema desta edição, perfeito para uma região em que se valoriza tanto o handmade. Pensando nisso, o hall de entrada para a sala de desfiles conta com oficinas que mostram na prática como as peças são produzidas. Os participantes da primeira noite foram Fabiana Milazzo, numa oficina de bordados, Débora Germani, mostrando o passo a passo da produção de sapatos, Rogério Lima, apresentando seu trabalho com couro para produzir bolsas e acessórios e Galiani Lages, bordando acessórios de cabeça.
Fotos: Bruna Covacci
Fotos: Bruna Covacci
A programação do evento com feira de negócios segue até o dia 09, já os desfiles acontecem nos dias 06 e 07. A maior novidade é Lino Villaventura, que apresenta uma linha mais casual em BH na quarta – o estilista continua também no SPFW. Outras duas marcas que já desfilaram no Minas Trend antes voltam pro Expominas: Anne Est Folle e Llas. Já Patricia Motta e Alexandre Herchcovitch ficam de fora. Confira a lista do primeiro dia de desfiles:
6/10 – terça-feira
11h Vivaz
17h Lucas Magalhães
19h Faven
21h Fabiana Milazzo/Anne Est Folle