Moda e beleza

Camille Bropp Cardoso

Guia para usar o batom roxo, nova paixão da brasileira

Camille Bropp Cardoso
29/07/2015 07:36
Thumbnail
A modelo Joan Smalls; a cantora Lorde; e a atriz Isis Valverde escolheram seus tons de roxo. (Fotos: Reprodução/Instagram; e Divulgação/TV Globo)
As cantoras Lorde, Ariana Grande e Rihanna usam; as atrizes Emma Watson e Isis Valverde também. E é possível que você também use, além da sua vizinha e das suas amigas. Antes considerados esquisitos e meio difíceis de combinar, os batons roxos se democratizaram de tal forma que hoje mulheres de diversos tons de pele e com as mais variadas rotinas têm o seu tom preferido.
As marcas já se adiantaram a essa tendência e praticamente todas já têm um representante da cor, estejam à venda em farmácias ou em lojas de marca. Mas a dificuldade em usar a cor ainda persiste: o tom “casa” com mulheres de peles quentes e amareladas, como a brasileira? Envelhece? Diminui os lábios? Dá “cara de morta”?
Para solucionar essas dúvidas, conversamos com o top beauty artist Wilson Eliodório sobre o assunto.
Confira:
Todo mundo fica bem de batom roxo ou diria que há regrinhas a serem seguidas?
De uma maneira geral, todo mundo fica, sim! É uma imagem muito especial, então acho que o momento e a composição do look devem ser observados. A maquiagem como um todo deve ser equilibrada, então aquela velha regra pode ajudar: “boca tudo, olho nada”; “boca nada, olho tudo”.
Dizem que batom roxo é lindo, mas envelhece e diminui os lábios. Concorda? Se sim, como evitar?
Sim, envelhece e diminui os lábios. Acontece que o batom roxo delimita demais o traçado da boca. Então, em bocas que não são exatamente à la [Angelina] Jolie, costuma dar um efeito de lábios compactados, bem finos. Um truque é não deixar a boca chapada, com uma cor só, e criar volumes em degradeé. Como misturar um pouco do batom escolhido com uma gota de corretivo. Traz uma diferença sutil de tom e proporciona volume.
Por que acredita que o batom roxo caiu nas graças das brasileiras?
Estamos vindo de uma era de bocas neutras, há uma “saudade de batom”. Existe ainda uma geração de meninas, entre elas muitas blogueiras jovens, que nunca haviam usado batons e resolveram experimentar este artificio tão feminino e divertido. O roxo é só uma das cores escolhidas; o vermelho também é sensação. Entre as texturas, aspecto muito importante, a matte é a preferida.
Vale usar batom roxo em festa formal?
Claro que vale! Mas sempre com equilíbrio. A dica é garantir uma pele feita com perfeição, além de lábios hidratados e contornos perfeitos no batom. Não deixe para experimentar na hora da festa. Vá criando intimidade com o produto, para quando resolver usar, arrasar no bocão.
O tom de pele influencia na escolha do tom, na sua opinião?
Neste momento, não! Está valendo a diversão. Até cores menos tradicionais estão em moda, como verde e azul. Mas leve em consideração o contraste: peles morenas fica bem com os tons mais escuros e, as mais claras, com os médios. É um bom começo.
VITRINE
Escolha o tom de roxo para os seus lábios: