Moda e beleza

Marina Fabri

Diga adeus aos cabelos oleosos

Marina Fabri
06/05/2012 03:12
Eles emolduram a face, valorizam as feições e são capazes de rejuvenescer o rosto – mas tudo isso pode ir por água abaixo quando os cabelos são excessivamente oleosos. Além de dar o aspecto de desleixo aos fios, a oleosidade também pode causar a queda dos cabelos. Então quem sofre com o problema deve ficar atento a alguns cuidados.
“A oleosidade excessiva dos cabelos é uma característica pessoal, algumas pessoas nascem com essa tendência, em especial os homens”, explica Lenise Ribas Luz, dermatologista e orientadora do laboratório de tricologia (estudo do cabelo) da Santa Casa de Curitiba. Para controlar o problema, Lenise dá algumas dicas simples, como evitar lavar os fios com água muito quente e nunca diminuir a frequência das lavagens. “Muita gente acredita que lavar os cabelos todos os dias é prejudicial aos fios, mas isso é um mito. Quem tem cabelo oleoso deve lavá-los diariamente, pois o acumulo de oleosidade pode causar queda”, explica.
O blogueiro e consultor de tatuagem Maycom Roberto Bruno, de 31 anos, conta que sempre teve os cabelos muito oleosos. “Apesar de não usar nenhum produto específico para isso, sempre procurei lavar os cabelos com bastante frequência”, explica. Outra dica que a dermatologista dá é o de evitar usar cremes para pentear – mesmo que esses produtos não sejam aplicados diretamente no couro cabeludo, alguns resíduos vão acabar próximos à raiz dos cabelos (ao pentear ou passar as mãos, por exemplo).
Por conta do problema, a arquiteta e ceramista Viviane Moreira, de 36 anos, adaptou sua rotina de cuidados com os cabelos. Ela evita qualquer excesso de cremes capilares, mesmo que precise de paciência redobrada para desembaraçar os cabelos depois. “Se nenhum desses cuidados surtir efeito, existem algumas opções de tratamento com remédios via oral – nesse caso, porém, é necessário consultar um médico que avalie essa necessidade, pois em geral esses tratamentos ainda são bem novos no mercado”, completa a dermatologista.
Vitrine
Confira nossas sugestões de produtos que vão ajudar a controlar a oleosidade dos cabelos: