Moda e beleza

Talita Boros Voitch

Ícone dos anos 90, Zoomp aposta na memória afetiva para voltar ao mercado

Talita Boros Voitch
11/04/2017 14:00
Thumbnail

A nostalgia tem um preço: os novos jeans da marca custam de R$ 320 a R$ 700. (Foto: Reprodução do Facebook da marca)

Ícone do jeans das décadas de 1980 e 1990, a Zoomp volta ao mercado. A marca de jeanswear foi relançada pelo CEO e diretor criativo da Cavalera Alberto Hiar e está nas lojas desde o mês passado. Os novos jeans da Zoomp apostam na memória afetiva das consumidoras, sem deixar de lado a modelagem e novas tecnologias.
A nova coleção tem 105 modelos de jeans, masculinos e femininos, produzidos com matéria-prima vinda da Turquia, que possui os fios de elastano envolvidos pelos de algodão. “Nosso jeans tem memória. Ele funciona como uma mola e não esgarça com o tempo”, diz Hiar. Com a tecnologia, a marca pôde apostar também em novas lavagens, sem prejudicar a qualidade das peças.
Algumas modelagens antigas dos jeans da Zoomp, com fechos na lateral, foram resgatadas. O raio – símbolo máximo da marca – ganhou destaque e aparece bordado nas peças ou estampado em diversas cores e tamanhos. “Procuramos fazer uma releitura do que a Zoomp era, mas trazendo a marca para um momento atual de mercado. Isso a gente conseguiu. Olhamos para a coleção e enxergamos a Zoomp, mas também vemos um frescor”, diz.
Todo investimento em tecnologia tem um preço e as consumidoras vão sentir no bolso. Os  novos jeans da Zoomp – que já eram considerados “caros” na época — custam a partir de R$ 320 e vão até R$ 700. Hiar, porém, afirma que a marca está buscando uma redução. “Sabemos que não é a realidade do público brasileiro comprar uma calça de R$ 700”, avalia.
A Zoomp não terá lojas próprias, como antigamente, e será vendida apenas em multimarcas. Em Curitiba, a nova coleção está disponível atualmente apenas da loja Dreamland, no Jardim Social.
Para a campanha de lançamento, a Zoomp escolheu como rosto a modelo Anna Cleveland, de 27 anos, filha de Pat Cleveland, musa de Salvador Dali e primeira modelo negra a ter sucesso na moda internacional. Com estilo performático, Anna é uma das novas queridinhas do francês Jean Paul Gaultier.
Zoomp: do auge à queda
Alberto Hiar e a esposa Valéria Hiar dirigem o grupo K2, da Cavalera. No ano passado, a empresa comprou a massa falida da Zoomp dos credores por R$ 20 milhões, cujos R$ 5 milhões já foram pagos. A partir disso uma série de imbróglios judiciais começaram a se arrastar, mas Hiar afirma estar resguardado por decisões favoráveis.
A Zoomp nasceu na década de 1970 e cresceu sob a batuta do seu criador, Renato Kherlakian. Nos anos 80-90 era considerada uma das três principais marcas de jeanswear do país. Nos anos 2000 começou a entrar em declínio e foi comprada pelo grupo Identidade Moda em 2006, que logo declarou falência, passando a marca para a Global Capital, gestora de fundo de crédito.
Apesar de se revelar um “apaixonado por lojas próprias”, Hiar diz que a decisão de apostar nas vendas somente em multimarcas foi estratégica. “Diante de tudo o que está acontecendo no mercado, resolvemos nos fixar em lojas mais conceituais para introduzir a marca. O projeto que tínhamos para a Zoomp já era bastante audacioso por si só. Entendemos que a multimarca vai nos orientar para onde devemos ir com a marca”, afirma o diretor criativo.
O jeans representa 50% das matérias-primas da primeira coleção da nova Zoomp, mas já é responsável por 70% das vendas até agora. As próximas coleções não seguirão temas, como a Cavalera faz, por exemplo, apenas as estações.

Leia também:

O retorno dos óculos de aviador ao mundo da moda

Estilista Gloria Coelho fala como será a moda do futuro

Diferentes tramas de seda paranaense aparecem na SPFW