• Carregando...
Em projeto inovador, projeto editorial usa assistente virtual para interagir com o leitor.  (Foto: Paola Zadra)
Em projeto inovador, projeto editorial usa assistente virtual para interagir com o leitor. (Foto: Paola Zadra)| Foto:

Um livro de memórias e tendências, “A arte e técnica do vestuário em Santa Catarina” conta a história da roupa que você veste a partir do Vale do Itajaí, importante polo têxtil catarinense. As máquinas dos teares que movimentam quase metade da economia local, carregam heranças do lugar que mudou o comportamento, os valores e a economia do país. A obra está em fase de lançamento pelo Paraná e Santa Catarina, a próxima edição do projeto, aliás, vai falar sobre o território paranaense, também fundamental para a indústria da moda.

“Descobri um polo produtor que inspirou uma nova forma de vestir, por meio da casualização, conforto, urbanidade e informações. E ainda traz uma bagagem histórica dos imigrantes que criaram esse setor ”, destaca a autora Astrid Façanha. A  jornalista acompanha por anos o desenvolvimento da moda no cenário nacional.

O Vale do Itajaí é um dos maiores polos têxteis do país (Foto: Divulgação)
O Vale do Itajaí é um dos maiores polos têxteis do país (Foto: Divulgação)

Mas isso é só uma parte da história. O projeto Arte do Vestuário, desenvolvido pela The Way e coordenado pela jornalista Heloisa Garrett, é o começo de um trabalho que vai percorrer todo o Brasil mostrando a força e as peculiaridades da indústria da moda, e pretende lançar uma coleção de livros sobre a indústria têxtil no país, incluindo o Paraná.

Inteligência artificial

Além de uma composição dinâmica, com recursos fotográficos e ilustrações documentais, o livro é o primeiro projeto editorial que usa inteligência artificial para promover o conteúdo.

A partir do lançamento, os internautas vão poder se conectar ao livro de uma maneira singular, que vai funcionar assim: um assistente virtual, por meio de um chat box inteligente dentro do site do livro, vai auxiliar as pessoas que se interessam e estejam pesquisando informações sobre a indústria têxtil. A pessoa pode fazer uma pergunta ao assistente, ele irá se adaptar à linguagem da pessoa e, de uma forma rápida e dinâmica, irá indicar as respostas junto com a referência de onde ele pode encontrar essas informações dentro do livro.

Também haverá versões em “audiolivro”, garantindo a acessibilidade, e online, por meio de um link para download gratuito no site do projeto.

LEIA TAMBÉM

Cinco dicas para arrasar no batom e cuidar dos lábios

Loja tem vestidos exclusivos inspirados nos personagens Disney

Ícone dos anos 1990, Zoomp está de volta a Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]