Moda e beleza

Willian Bressan

Marília Carneiro fala da importância do figurino no programa “Ofício em Cena”

Willian Bressan
13/10/2015 11:00
Thumbnail

A figurinista Marília Carneiro, que está na Globo há 42 anos, é a convidada do “Ofício em Cena”, programa exibido pela GloboNews. Marília coleciona mais de 20 novelas no currículo e é dona de muitas tendências de modas criadas. É o caso das meias de lurex com sandálias usadas por Júlia Matos (Sonia Braga) em Dancin’ Days (1978).

Marília irá falar sobre os desafios da profissão, a diferença entre vestir homens e mulheres e sobre a parceria e confiança que estabeleceu com o elenco ao longo dos anos. : “Eu acho que um figurino não pode aparecer mais do que o personagem. Você não pode olhar o figurino e não ouvir o que a pessoa está falando. O figurino é para assessorar, não para brilhar mais do que o texto”, define.

Ela ainda irá explicar como é o seu processo de criação. “Ele começa quando recebemos a primeira sinopse. Vou para casa e começo a imaginar o personagem. Esse é o primeiro encontro com o texto. O segundo encontro é com o diretor, para saber se o que você achou coincide com o que ele imaginou. A terceira etapa é com o elenco. Acho que essa é a que eu tiro de letra!”, explica.
Marília divide experiências que teve com o elenco ao longo da carreira e mostra que aceita que os atores colaborem com sugestões. Ela conta, por exemplo, que Regina Duarte leva uma mala com roupas dela para sugerir para as suas personagens. “A Regina é uma grande amiga, fizemos juntas Malu Mulher. De uns anos para cá, ela teve essa ideia. Propus a ela: trago a minha mala, você traz a sua e vence a melhor. E foi ótimo. E sabe que às vezes a mala dela vence?”, revela Marília. “Certa vez, para Páginas da Vida, ela trouxe um chapeuzinho que jamais me ocorreria. Nessa novela ela ia com a filha apanhar sol numa pracinha e fiquei encantada, assinei embaixo”, complementa.