Moda e beleza

Marina Mori

Skin food: máscaras para hidratar a pele feitas de frutas e outros alimentos funcionam?

Marina Mori
26/04/2018 07:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Mel, iogurte, banana, aveia. Os ingredientes bem poderiam fazer parte de uma mesa de café da manhã recomendada pelos nutricionistas, mas também ficam ótimos na pele. O costume tem até nome: skin food (ou comida de pele). “Quando usamos alimentos como máscaras faciais, nosso organismo assimila mais facilmente suas propriedades, ao contrário de produtos sintéticos”, explica Danielle Husmann, à frente da Cosmea Botânica.
Segundo ela, as máscaras ajudam a repor os nutrientes da pele. “Ao longo dos dias, a camada natural de proteção vai sendo desgastada pela falta de ingestão de água, pela poluição e pelo tempo. Por isso, é preciso nutri-la novamente”.
Mas, antes de sair aplicando tudo de comestível no rosto, é preciso atenção. “Cada pessoa tem que ter conhecimento sobre seu tipo de pele e saber o pH do alimento que irá usar, pois podem provocar irritações e manchas”, alerta Fábio Vidal Freitas, professor do curso de naturoterapia da Faculdade Espírita.
A concentração de acidez e alcalinidade, de acordo com o especialista, tem influência na eficácia de cada máscara. “O tempo de aplicação pode variar, mas com prudência e conhecimento mínimo todos têm efeito positivo”, diz Freitas.

Sono da beleza

Os especialistas recomendam fazer os procedimentos à noite para evitar o risco de manchar a pele (deve-se evitar exposição ao sol por 12 a 24 horas). Segundo o naturoterapeuta, o tempo médio de aplicação é de 20 a 40 minutos. Porém, quem tem pele sensível deve diminuir o período e ficar de olho em como a pele reage aos ingredientes.
Outro lembrete é em relação ao frescor dos alimentos. “Como não possuem conservantes, se tornam um ambiente de proliferação de micro-organismos e devem ser sempre usados na hora em que são preparados”, lembra Husmann.

Receita de sucesso

Mel, aveia, iogurte natural e água de coco são ingredientes que podem ser usados como base de quase todas as máscaras, segundo o naturoterapeuta.
Ele recomenda uma receita coringa para todos os tipos de pele. A combinação de ingredientes frescos e de características neutras, segundo ele, é capaz de limpar e revitalizar o rosto desde a primeira aplicação.
Ingredientes:
> 1 colher de sopa de mel
> 2 colheres de sopa de aveia
> 1/2 copo de iogurte natural
> purê de maçã (sem casca)
Modo de aplicação: lave bem o rosto com chá de camomila e aplique a máscara em todo o rosto (cuidado com a área dos olhos). Deixe a mistura agir por 20 a 40 minutos e limpe a pele com o restante do chá. Enxágue.
Mel, iogurte, aveia e maçã: ingredientes coringas para revitalizar a pele. Fotos: Canva / Unsplash / Pinterest
Mel, iogurte, aveia e maçã: ingredientes coringas para revitalizar a pele. Fotos: Canva / Unsplash / Pinterest

Para esfoliar

Ingredientes com características mais ácidas, como tomate e morango, têm o objetivo de retirar as células mortas do rosto. Para ajudar no processo, vale também acrescentar à mistura açúcar ou borra de café. Após a aplicação, basta friccionar o rosto com movimentos circulares.
Ingredientes com propriedades esfoliantes. Fotos: Unsplash / Pinterest
Ingredientes com propriedades esfoliantes. Fotos: Unsplash / Pinterest

Peles secas

Frutas como o abacate, a maçã e o mamão são indicadas para quem busca uma hidratação profunda. Freitas recomenda aliar algum dos alimentos aos ingredientes de base (mel, iogurte ou água de coco) para potencializar a máscara.
No caso do mamão, a dica é batê-lo no liquidificador com sementes e tudo. “Além da vitamina C, a fruta contém papaína. Ela é uma enzima poderosa para combater os radicais livres e promover uma ação de peeling enzimático no rosto”, explica a cosmetóloga do Spa da Pele, Lucienne Souza.
Abacate, maçã, mamão e água de coco ajudam a nutrir a pele. Fotos: Unsplash / Pinterest
Abacate, maçã, mamão e água de coco ajudam a nutrir a pele. Fotos: Unsplash / Pinterest

Peles oleosas

O combate à acne e à oleosidade é feito com o auxílio de alimentos mais alcalinos, como espinafre, couve e pepino. “Eles ajudam a desintoxicar a pele”, garante o naturoterapeuta. Ele recomenda acrescentar à mistura um pouco de banana ou batata.
Couve, pepino, batata e espinafre são escolhas certas para combater a oleosidade. Fotos: Unsplash / Pinterest
Couve, pepino, batata e espinafre são escolhas certas para combater a oleosidade. Fotos: Unsplash / Pinterest
LEIA TAMBÉM