Moda e beleza

Anna Carolina Amaral especial para a Gazeta do Povo

Moda Documenta integra a programação da Semana de Museus

Anna Carolina Amaral especial para a Gazeta do Povo
09/05/2016 11:00
Thumbnail

Divulgação Alexandre Linhares

O Seminário Moda Documenta e o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda são eventos de caráter técnico-científico e integram as ações educativas do Museu da Indumentária e da Moda, o MIMo. Os dois eventos constituem o Moda Documenta e ocorrem simultaneamente durante o mês de maio integrando a programações da Semana de Museus.
O Moda Documenta tem como objetivo propor e debater diretrizes para a implementação e disponibilização de acervos físicos e digitais. Busca promover reflexões que privilegiem os aspectos relativos à memória, à cultura material, à museologia e à moda. O evento contempla mesas redondas, conferências, palestras e reúne as sessões temáticas (artigos) e técnica (painéis digitais).
LEIA MAIS
O tema que norteará o  evento em 2016 será “Moda e Memória, em todos os sentidos”. A ideia principal é intensificar o debate em torno da Memória, do Design e da Moda e, ao propor “em todos os sentidos”, abrange os processos de produção e gestão de memórias. Enfoca os modos como são pensadas as relações entre o tempo e a duração das coisas, os sentidos e sentimentos que as perpassam. Além do tempo, propõe-se discutir o lugar (conceitual) da memória.
A curitibana Heroína – Alexandre Linhares apresenta sua 36.ª coleção na Casa Hoffmann, na sexta-feira, 13 de maio, integrando a grade oficial do evento. Todo lançamento da marca é cercado de segredos, que são revelados apenas no momento da apresentação, e elementos que desconectam a marca e seus criadores do circuito de moda convencional. O trabalho é minucioso e artístico, trazendo temas que provocam o espectador. A nova coleção é ambientada pela história da Casa Hoffmann e pela máxima da “era da imagem”, somadas às memórias de todos os tecidos e materiais que compõem cada peça de roupa.
Idealizado por Kathia Castilho e Márcia Merlo no início de 2011, o Moda Documenta tornou-se um evento sistemático e frequente, e se apresenta como um fórum permanente de pesquisa, sobretudo no momento em que se integrou a ele o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, em 2014.
Serviço
Casa Hoffmann
Endereço: Rua Claudino dos Santos, 58 – Centro – Curitiba – PR
Estúdio Coletivo
Endereço: Rua Cândido Lopes, 304 – Centro – Curitiba – PR
Memorial de Curitiba
Endereço: Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro – Curitiba – PR
Museu Alfredo Andersen
Endereço: Rua Mateus Leme, 336 – Centro – Curitiba – PR
Museu Paranaense
Endereço: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco – Curitiba – PR
UFPR Edifício D. Pedro I
Endereço: Rua General Carneiro, 460 – Centro – Curitiba – PR
Unidade de dança UFPR – Prédio Histórico
Endereço: Rua XV de novembro, 695 – Centro – Curitiba – PR