Moda e beleza

Da Redação e Estadão Conteúdo

Morre Bettina Graziani, uma das primeiras top models

Da Redação e Estadão Conteúdo
03/03/2015 16:06
Thumbnail

Foto: Henry Clarke/1953

Seu nome de verdade era Simone Micheline Bodin. Mas foi como Bettina Graziani que a ex-modelo francesa conquistou fama e sucesso. O apelido foi dado pelo estilista Jacques Fath, amigo e um dos responsáveis pelo apogeu de Bettina, além de ser um das três principais influências da alta-costura ao lado de Christian Dior e Pierre Balmain no pós-guerra. Bettina nasceu em 1925 em Laval, na França, e faleceu nesta segunda-feira, 2, em Paris, aos 89 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Moderna, dona de admirável beleza, glamour e elegância, Bettina era musa de estilistas como o próprio Dior e Hubert de Givenchy, e foi nas passarelas, vestindo criações desses grandes nomes da moda, que a top conquistou público e admiração.
Dior a fez desfilar para seu New Look e a escritora Françoise Sagan dedicou a ela um artigo na Vogue Paris, intitulado “A eminência ruiva”. Bettina tinha cabelos ruivos, olhos marcantes, cintura fina e 1,66 m de altura. Em 1952, Givenchy criou a “blusa Bettina” em sua homenagem. O modelo, feito de tecido de camisaria, gola aberta, mangas com diversos babados e bordado inglês, foi um das criações de maior sucesso do estilista.
Além de cruzar a passarela desses estilistas, foi na capa das revistas que Bettina alcançou notoriedade em todo o mundo. Posou para as lentes de grandes fotógrafos internacionais como Henri Cartier-Bresson, Irving Penn, Robert Doisneau, Erwin Blumenfeld e recentemente Pierre & Gilles e Mario Testino. No auge de sua carreira, Bettina era a modelo mais bem paga do mundo e a “mulher mais fotografada da França”. A top model largou as passarelas em 1955 para cuidar do marido, Ali Khan, que morreu na década seguinte. Depois disso chegou a fazer alguns desfiles para a Chanel, que lhe dedicou uma coleção em 1969, e a circular pela sociedade francesa. No ano passado, foi inaugurada em Milão uma exposição retrospectiva de sua carreira.
Personalidades do mundo da moda têm feito manifestações de pesar pelao morte da ex-modelo nas redes sociais. A jornalista colombiana Nina Garcia, atual diretora das revistas Elle e Marie Claire, por exemplo, postou no Instagram que Bettina “inspirou a moda a andar para frente, com classe e elegância”.