Moda e beleza

Bruna Covacci

No Dia do Batom: o vermelho certo para cada tipo de pele

Bruna Covacci
29/07/2016 10:00
Thumbnail
Pinte os lábios de vermelho! A cor, que nunca sai de moda (ou de estação!), está associada à sensualidade e deixa qualquer mulher mais poderosa. Para o top maquiador Marcos Costa, responsável pela beleza de diversos desfiles da São Paulo Fashion Week, colorir a boca é uma parte essencial do ritual de beleza das mulheres. Desde sempre. “O batom vermelho é usado como um acessório de feminilidade e sedução. Além de dar um recado de que quem o usa é a dona do pedaço”, brinca. No mercado, pode ser encontrado em forma de gloss, balm, lápis ou batom – sempre existe uma opção mais indicada para você. A seguir, Costa explica como escolher o vermelho perfeito para o seu tom de pele
ORIENTAL
Para a modelo paranaense Angélica Erthal a escolha foi um batom matte no tom vermelho clássico. Peles amarelas ficam bem com batons com o fundo azulado, que puxam para o rosa e o vinho, e criam um contraste bacana. “Nos olhos, optei por um traço de delineador reto aplicado somente nos cantos externos das pálpebras inferiores. Fica atual e divertido”, explica.
NEGRA
Para a mineira Marine Calazan a escolha foi um vermelho laqueado. “A boca brilhante é a cara do verão e se torna a protagonista do rosto”. Assim, nas maçãs do rosto, Costa usou um batom vermelho também. Cores mais vibrantes exigem personalidade. Se você não quer ousar, opte por tons mais fechados, como o vinho.
MORENA
Na paulista Michele Oliveira Costa usou tudo e mais um pouco: lábios e olhos destacados. É a prova de que dá, sim, para usar olhos escuros com boca vermelha. “Primeiro esfumei sombras e cajal pretos. Para deixar o olhar ainda mais marcante dei um toque com uma sombra prata. A boca com um batom vermelho laranja acetinado arremata o visual”, explica. O vermelho sangue também é uma boa pedida para o tom de pele.
LOIRA
Na modelo catarinense Amália Wust um balm vermelho foi o suficiente. “Nos olhos, misturei sombras em pó marrom e berinjela, a mistura dos dois tons é muito chique”, explica. Tons vibrantes caem bem para as loiras.
 É sexy!
Uma pesquisa feita pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, com 50 participantes, confirmou que o vermelho é a cor de batom que mais chama atenção dos homens. O estudo comparou o tempo que eles ficavam observando fotografias de mulheres com diferentes cores de batons. O resultado foi uma média de 7,3 segundos para os rouges, 6,7 para os rosas e 2,2 para as sem batom. Os franceses, por sua vez, apontaram que garçonetes adeptas do batom vermelho ganham mais gorjetas dos clientes homens – 50% contra 30% das com outras cores de batom.