Moda e beleza

Bruna Covacci

Paranaenses concorrem a prêmio nacional de estamparia

Bruna Covacci
03/08/2015 10:58
Thumbnail

Foto: Divulgação

Inspiração traduzida em linguagem de estamparia. A terceira edição do Prêmio Estampa Brasil, idealizado pela Renner com apoio e financiamento da Lei Rouanet, tem três paranaenses entre os 12 semifinalistas. O prêmio se divide em três categorias que exploram a brasilidade: Amazônia – jardim brasileiro, Carnaval – um Brasil de cores, e Brasil – um mosaico de culturas.
A designer curitibana Bruna Fraga, da Many Many Design, concorre em duas categorias. Em “Amazônia – jardim brasileiro”, ela criou a Revoada das Araras-Canindé. A estampa é tipo rapport e retrata uma revoada de araras-canindé, espécie em extinção encontrada na Floresta Amazônica. Representa a esperança de um futuro melhor e abundante para as espécies.
Sua outra estampa selecionada foi a Ala Passiflora, na categoria Carnaval – um Brasil de cores. “Inspirada na ala das baianas, das escolas de samba, a Ala Passiflora é um desfile onde o sabor do maracujá é o destaque”, diz. A flor de maracujá lembra as baianas vistas de cima.
A curitibana Julia Camargo Callegari também foi selecionada na categoria “Amazônia – jardim brasileiro”. Ela criou a Floraju, uma estampa feita à mão que retrata a diversidade, formas e texturas da flora e fauna brasileira, tudo em amarelo. A sensação de calor ressalta a riqueza.
A designer nascida em Arapongas, Bruna Fernanda Scalco, concorre com a Diversidade Verde, uma print que exalta a cor verde, e, ao mesmo tempo, demonstra a diversidade da fauna e da flora. A onça pintada, arara ararajuba e ariranha são espécies em extinção que aparecem na ilustração.
No próximo dia 07, serão anunciados três finalistas por categoria. Em outubro, haverá um workshop sobre design de estampa, em São Paulo, com a participação dos jurados e dos 18 finalistas, além de uma visita à sede da Renner, em Porto Alegre, onde os primeiros colocados entre estudantes poderão vivenciar o processo criativo.
O projeto tem curadoria da especialista em design de superfície Renata Rubim. Setenta e duas estampas farão parte do livro Alma Brasileira 2015. Os três primeiros colocados de cada categoria participarão do evento de lançamento do livro e abertura da exposição, em São Paulo, e ganharão prêmio em Título de Capitalização.