Moda e beleza

Willian Bressan

Paranaense, Rafael Chaouiche está na final de “Como Manda o Figurino”

Willian Bressan
21/04/2015 13:21
Thumbnail
Depois de Cézar Lima, que ganhou a 15.ª edição do Big Brother Brasil, o Paraná tem grandes chances de emplacar outro vencedor de reality show em rede nacional. Rafael Chaouiche, nascido há 22 anos na minúscula Calógeras, distrito de Arapoti com menos de 2 mil habitantes, está na final de “Como Manda o Figurino”, competição entre estilitas exibida no Fantástico. O vencedor será contratado para participar de uma produção da Globo e pode ser efetivado no time de figurinistas da emissora.
No penúltimo episódio do quadro, exibido no domingo (19), Regina Casé lançou o desafio: os participantes deveriam produzir figurinos para os assistentes de palco do programa Esquenta!. O tema foi o clássico Sítio do Picapau Amarelo, programa criado pelo pai de Regina, Geraldo Casé, nos anos 1970. O júri foi formado por Helena Araújo — figurinista da segunda versão do programa, exibida em 2001 –, Regina Casé e Isabelle Drummond, que viveu a Emília na versão de 2001.
Durante o processo criativo na busca do acervo de figurino da Globo, Chaouiche, que escolheu modernizar o visual da vilã Cuca e caracterizar o personagem Curupira, confessou que, pela primeira vez, não sabia o que fazer para a prova e estava visivelmente nervoso. Ao final, disse que foi a prova que o deixou mais tenso por vestir personagens tão “míticos” — mas, em compensação, o resultado final foi o que mais o agradou. A figurinista e julgadora Helena Araújo elogiou a composição e o material usado por Chaouiche na sua criação. Já a coach Gogoia Sampaio classificou a peça como “espirituosa e moderna”.
No próximo domingo (26), o público vai eleger o vencedor do reality. Ele disputa a final com o cearense Yuri Yamamoto. A Globo, no entanto, ainda não divulgou detalhes de como será a prova e a votação.
Relembre os looks criados por Chaouiche no programa
1.º episódio – A proposta foi criar um look adulto para a personagem Khadija (Carla Diaz), filha de Jade (Giovanna Antonelli) na novela O Clone. Com participação da autora novela, Gloria Perez, Chaouiche se destacou já na largada e garantiu imunidade para a próxima prova.
2.º episódio – No segundo episódio, os participantes tiveram que atualizar o figurino do clássico personagem criado por Jô Soares no Viva o Gordo, o Capitão Gay. Chaouiche criou um look rosa, com um quepe com estrela e um salto alto, inovação elogiada e ao mesmo tempo criticada pelos jurados, já que o sapato usado pelo ator Leandro Hassum arrebentou durante a apresentação aos jurados. Como tinha imunidade, Chaouiche não foi eliminado.
3.º episódio – O desafio foi vestir a atriz Claudia Raia para um musical de época, ambientado nos anos 1930. Rafael voltou a se destacar com sua criação, que foi bastante elogiada pela atriz. Os jurados ficaram chocados positivamente com o look, já que ele conseguiu criar vários elementos na mesma peça.
4.º episódio – As minisséries de época foram o tema do quarto episódio. A proposta lançada pela autora Maria Adelaide Amaral consistia em criar um vestido de noiva para Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio), protagonista de Um Só Coração. A roupa deveria ter algum elemento que assinalasse a rebeldia da personagem histórica. A produção de Chaouiche para a atriz Marina Ruy Barbosa ganhou elogios do júri por ser “perfeito para os anos 20”, mas foi também criticada pela falta de ousadia.
5.º episódio – Os participantes deveriam produzir figurinos para os assistentes de palco do programa Esquenta!. O tema foi o clássico Sítio do Picapau Amarelo, programa criado pelo pai de Regina, Geraldo Casé, nos anos 1970. A figurinista e julgadora Helena Araújo elogiou a composição e o material usado por Chaouiche na produção. Já a coach Gogoia Sampaio classificou a criação dele como “espirituosa e moderna”. Com isso, ele garantiu o passaporte para a final.