Moda e beleza

Aline Baroni, especial para a Gazeta do Povo

Pele tratada no inverno

Aline Baroni, especial para a Gazeta do Povo
29/07/2012 03:10
O verão volta ao Brasil apenas daqui a seis meses, mas já tem gente fazendo planos para o final do ano. E não se trata apenas do planejamento das férias, mas também de como a pele vai estar quando voltar a estação mais quente do calendário. Alguns procedimentos dermatológicos que garantem pele lisinha e saudável devem ser feitos no inverno, quando a incidência de radiação solar é menor. “A maioria deles não é contraindicada no verão, mas indico fazer durante o inverno para evitar manchas e outras complicações”, explica a dermatologista Heliane Suzuki.
A médica neurologista Ana Fátima Volkmann, de 30 anos, seguiu a recomendação à risca. Ela escolheu o começo de junho para fazer um tratamento com luz pulsada, que reduz os vasinhos aparentes em seu rosto. “Minha pele é bem clara, sensível ao sol e, como a orientação desse procedimento é usar bastante protetor solar e evitar o sol após o tratamento, isso acaba influenciando na decisão de escolher o inverno”, conta.
No entanto, nem mesmo nos dias mais frios e nublados dá para descuidar. O filtro solar, que já é indicado para todas as pessoas mesmo quando não há sol, é imprescindível após os tratamentos mais agressivos, como a luz pulsada e os peelings, também muito procurados nesta época do ano. Além disso, são necessários cuidados também antes dos procedimentos. “Alguns tratamentos, principalmente os de rosto, requerem o preparo da pele com cremes especiais para melhores resultados”, afirma a dermatologista. Ana Fátima conta que também teve o cuidado de não fazer uso de aspirina ou anti-inflamatórios antes do procedimento, e depois foram necessárias compressas de água fria no local e abrir mão da maquiagem por alguns dias.
A questão é: tratamentos realizados agora garantem uma pele bonita até o verão, quando mostramos mais o corpo? Depende do tipo de tratamento realizado, segundo Heliane. “Alguns tipos de lasers para rejuvenescimento oferecem resultados mais duradouros. No tratamento de manchas com luz intensa pulsada ou peeling, qualquer exposição solar pode provocar o reaparecimento delas”, explica. E ressalta, reforçando o discurso unânime dos dermatologistas: “O importante é sempre se proteger do sol, pois além de aumentar o risco de câncer, ele também é o maior vilão no envelhecimento precoce da pele”.