Moda e beleza

Bruna Covacci

Previna o ressecamento da pele

Bruna Covacci
29/09/2015 08:00
Thumbnail
Mesmo pessoas que têm pele oleosa e passam hidratante todos os dias podem sofrer com o ressecamento da pele. Os motivos que podem desencadear o problema variam entre o uso inadequado do sabonete, pouco consumo de água, exposição a um ambiente muito seco, sob vento ou ventilador, banhos demorados e com água muito quente, a prática de esportes em piscinas com muito cloro e o efeito colateral de medicamentos, como estatinas e diuréticos.
A pele ressecada é definida clinicamente por ser áspera, rugosa, descamativa e muitas vezes de aspecto opaco. A sensação é desconfortável, pois repuxa e pode ser acompanhada de coceira. Geralmente aparecem mais nas áreas expostas, como rosto, pernas, braços, joelhos e cotovelos.
Para evitar que o ressecamento aconteça e que sua pele permaneça saudável é preciso hidratá-la bem, em qualquer época do ano. Às vezes, é possível optar por hidratantes mais densos e com ureia, conhecidos por hidratar mais. “Quanto mais seco o ar, maior a necessidade do uso de cosméticos hidratantes que visam reestabelecer a camada hidrolipídica”, alerta a dermatologista Dra. Daniela Pimentel. “É importante evitar sabonetes detergentes e produtos que levem álcool na formulação, pois são ativos que tem como característica ressecar a pele”, complementa.
Para a médica, se a pele apresenta coceira, o primeiro passo é consultar um dermatologista para avaliar as causas do problema e, em paralelo, mudar os hábitos, como tomar banhos curtos e mornos, usar sabonete hidratante ou glicerinado, usar óleos corporais, hidrantes específicos para pele ressecada e até mesmo instalar um umidificador no ambiente. O consumo de pelo menos dois litros de água por dia é imprescindível. O protetor solar é necessário em qualquer época do ano. Seu uso contínuo não interfere no ressecamento da pele.