Moda e beleza

Willian Bressan

Relembre figurinos marcantes de Susana Vieira

Willian Bressan
03/06/2015 07:21
Thumbnail
A atriz Susana Vieira declarou ao programa Ofício em Cena, do canal Globo News, que o figurino é essencial no processo de construção de suas (inúmeras) personagens marcantes.
“Não construo nada. Chego praticamente nua, porque a primeira coisa para mim, o mais importante da personagem, não é o texto nem o diretor. É a figurinista“, afirma. “Quando eu visto a roupa, 50% da minha personagem está pronta. Os outros 50% eu divido entre o autor e o diretor”, conta.
Susana volta às novelas no horário das 21 horas a partir do dia 31 de agosto, em A Regra do Jogo, escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Amora Mautner. Ela viverá uma líder comunitária, um personagem popular, a exemplo de Maria do Carmo, de Senhora do Destino (2004).
Por isso, o Viver Bem separou quatro figurinos marcantes da carreira de Susana para você relembrar:
Pilar em Amor à Vida (2011)
Linda, loira e rica, Susana interpretou a “mami poderosa” do vilão Félix (Matheus Solano) e chamou a atenção por seus figurinos sexy, que mostravam o corpo da atriz. A aposta da equipe de caracterização da novela foi em vestidos envelopes, um modelo transpassado em duas partes que se cruzam na região do colo e que permite valorizar algumas áreas do corpo e esconder outras. A personagem também usava joias grandes e com pedrarias, além de óculos escuros sofisticados de marcas como Gucci. Colares com pingentes big, anéis e maxi brincos completavam o estilo.
Branca em Duas Caras (2007)
Em Duas Caras, exibida em 2007, Susana interpretou pela segunda vez uma personagem com o nome Branca (a primeira foi em Por Amor, em 1998). O estilo foi claramente inspirado na estilista Donatella Versace, a começar pelo cabelão platinado. À época, a figurinista da novela, Emília Duncan, contou que foram desenvolvidas roupas exclusivas de jérsei com a estilista Sílvia de Bossens para a personagem. As de festas foram assinadas pelo estilista Carlos Tufvesson. O prata e o preto foram as cores que mais se destacaram nos looks usados. Tal qual em Amor à Vida, Susana também abusou de óculos escuros poderosos, já que Branca era sexy e sedutora.
Maria do Carmo em Senhora do Destino (2004)
Susana voltava a viver uma personagem bem popular que conquistou o público brasileiro. A nordestina Maria do Carmo Ferreira da Silva chamou a atenção pelo figurino romântico criado por Beth Filiphecki, como toda boa heroína de novela que se preze. As estampas, rendas e roupas de cores vibrantes transmitiam a fibra da imigrantes nordestina que conseguia vencer todos os obstáculos para sair da miséria e manter a família unida.
Branca em Por Amor (1998)
Em interpretação genial, Susana deu vida à Branca, uma vilã inesquecível criada por Manoel Carlos. Riquíssima, mas sozinha e abandonada pelos filhos, o figurino era luxuoso, mas com um quê de clássico, e marcado por joias discretas, mas caríssimas.