Moda e beleza

Katia Michelle

Com foco no “menos é mais” estilista lança coleção com peças intercambiáveis

Katia Michelle
26/04/2017 14:00
Thumbnail

O minimalismo sempre esteve presente nas coleções da estilista Sandra Kanayama. Foto: Eduardo Macarios/divulgação | Eduardo Macarios

Sandra Kanayama é curitibana, mas tem paixão pela Itália e sólidas influências japonesas. O resultado dessa intervenção ao longo da sua carreira como estilista é notável: peças muito bem cortadas e focadas no design exclusivo e na qualidade. Características que somam a uma novidade na nova coleção “Essencial”: as peças são intercambiáveis, ou seja: foram feitas para serem usadas entre si, como uma recomendação para as mulheres que têm dúvidas na hora de se vestir, mas não querem ter roupas demais.
Nascida em Curitiba, de ascendência japonesa e italiana, Sandra Kanayama concluiu sua formação no reconhecido Instituto Marangoni e em modelagem no Instituto Carlo Secoli, ambos em Milão. O laço italiano perdura até os dias de hoje, tanto na referência como no fato de que parte da produção da estilista é 100% made in Italy : a linha Sandra Kanayama Milano.
Agora, Sandra usa essas influências para lançar a coleção “Essencial”, focada no “menos é mais”. Conhecida pela criação minimalista que equilibra os estilos clássico e contemporâneo, Sandra desenhou a nova coleção com 12 itens em lã 120 fios e algodão nacionais e italianos. São calças, camisas, vestidos e saias em modelagem precisa, com detalhes em recortes e novas propostas para a alfaiataria.
Peças foram criadas para combinarem entre si. Foto: Eduardo Macarios/divulgação
Peças foram criadas para combinarem entre si. Foto: Eduardo Macarios/divulgação
As peças são combináveis entre si e podem complementar outras que a cliente já tem no armário. “Qual é a mulher que nunca teve aquele dia fatídico de abrir o guarda-roupa e achar que não tem nada para vestir? Criamos um sistema com dezenas de variações que vai ajudar nas produções do dia a dia”, diz Sandra. Todas as possíveis combinações estão registradas no look book da coleção. A estilista conversou com o Viver Bem sobre a novidade. Confira:
A sua marca é Sandra Kanayama Milano porque parte da produção está naquela cidade. Como surgiu o seu interesse pela moda italiana?
Sou ascendente de japoneses e italianos. Desde pequena fui muito influenciada pela minha família, especialmente meu pai, em relação ao design italiano, incluindo a moda. Acabei indo estudar moda em Milão, o que ampliou ainda mais esse meu interesse. O processo de manufatura da roupa na Itália me encantou e me inspirou a criar uma marca de luxo com modelagem e produção feitas nas oficinas italianas.
E coleção Essencial. Por que resolveu fazer uma coleção com essa característica “intercambiável”?
Qual é a mulher que nunca chegou na frente do guarda-roupa e ficou em dúvida sobre o que vestir?  Sempre senti nas minhas clientes a necessidade ter peças muito bem cortadas e que fossem chave no guarda-roupa delas. São peças intercambiáveis entre si que seguem a tendência de diminuir a quantidade de roupa do armário mas não reduzir a qualidade.
Há uma grande conexão entre a sua figura e a marca, mas evidentemente as clientes têm perfis variados. Quem é a mulher vestida pela marca Sandra Kanayama?
São sobretudo mulheres contemporâneas, urbanas, inteligentes e independentes, que prezam estar bem vestidas no trabalho e após o trabalho para seus eventos pessoais.
Qual é ou quais são as peças que você sempre tem de ter pelo fato de serem muito requisitadas?
Sem dúvida é o cappotto que tem caimento e corte perfeitos e tecido de alta qualidade. É um produto difícil de encontrar com essa qualidade no Brasil. Também destacaria o coquetel dress para mulheres que tem sempre de estar bem arrumadas com um vestido especial. Esses vestidos são feitos sob medida com modelagem e matéria-prima italiana com mão de obra local.
Além da produção em Milão, há a sob medida feito em Curitiba. Qual é o peso deste setor dentro da marca hoje?
É muito grande e cada vez mais importante porque sentimos muita necessidade em nossas clientes de ter peças totalmente exclusivas, perfeitas para seu corpo e suas medidas e – muito importante – roupas voltadas para cada natureza de evento. Usamos tecidos de alto padrão de qualidade brasileiros e italianos. Faço questão de fazer a pesquisa pessoalmente. A mão de obra do sob medida é local e trabalha dentro da Bottega.
Alfaiataria em corte minimalistas, com referência
Alfaiataria em corte minimalistas, com referência
Dentro desse cenário, como você percebe o mercado do luxo no cenário atual?
Acredito que luxo tem menos a ver com o preço e mais a ver com a personalização do produto e do serviço. Na Bottega temos um cuidado muito grande com todo o processo. Tentamos ser exclusivos do atendimento passando pelo produto em si até o pós-venda. Queremos que as nossas clientes se sinta especial e sentir-se especial neste mundo é um luxo.
Serviço:
Bottega Sandra Kanayama – Edifício Neo Business (Av. Cândido de Abreu, 470, sala 409) – Centro Cívico