Moda e beleza

Tudo o que você precisa saber sobre a saúde dos seus cabelos

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
02/01/2016 09:00
Quando o tema é cabelos, existem muitas controvérsias! São dúvidas a respeito do melhor tipo de xampu, da frequência com que devemos lavá-los e até sobre o melhor dia para cortar os fios de acordo com as fases da Lua.
Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Viver Bem conversou com o consultor de cabelos oficial da Natura, Gui Cassolari, para saber o que é verdade e o que é mentira na hora de tratar as madeixas.
Xampu de limpeza profunda é melhor porque limpa mais
VERDADE. O xampu de limpeza profunda naturalmente limpa mais, tanto que deixa o cabelo até com um aspecto áspero. Por isso, após o seu uso, sempre é necessária uma hidratação. Falar sobre a frequência com que ele pode ser utilizado é difícil, o importante é sempre hidratar bastante para devolver a maciez.
Máscara capilar hidrata mais que condicionador
VERDADE. Por isso, um elimina o uso do outro. Você nunca precisa usar condicionador e a máscara capilar. Avalie a necessidade de hidratação do seu cabelo e alterne o uso dos dois produtos.
Cortar os cabelos fortalece os fios
MITO. Não significa que fortalece o fio, essa é a impressão que temos, já que quando cortamos as madeixas tiramos as pontas quebradas. O cabelo fica mais bonito instantaneamente.
Cabelo sem química é mais saudável
VERDADE. O cabelo virgem sempre é mais saudável e mais brilhoso. A única desvantagem é que ele fica mais oleoso.
Lavar os cabelos todos os dias deixa os fios mais oleosos
Usar o mesmo xampu todos os dias faz o cabelo se acostumar com o produto
MITO. Quando você usa o mesmo produto por muito tempo, o cabelo supersatura do ativo químico do xampu. Aí ele precisa de uma limpeza profunda e depois é possível usar o mesmo produto.
Cabelo oleoso não precisa de condicionador
MITO. A oleosidade está na raiz, portanto, o ideal é não passar condicionador na raiz e sempre hidratar as pontas.
A Lua interfere no resultado do corte.
MITO. Isso é um mito criado pelos antigos que seguia a lógica das plantações – já que para isso funciona. Acontece a mesma coisa com as marés. Agora a moda nos salões de beleza é cortar o cabelo na lua em que você nasceu, mas não há nada que comprove a efetividade do método.