Moda e beleza

Marina Mori

Saiba como usar (e conservar) o veludo molhado: o tecido tendência de 2017

Marina Mori
16/04/2017 20:00
Thumbnail

Veludo Molhado, como o de Roland Mouret, é uma das apostas para o inverno 2017. Foto: divulgação | IMax Tree

Depois de um tempo longe do guarda-roupa das mulheres – desde a década de 1990, precisamente – o veludo molhado retorna como um dos protagonistas das semanas de moda que mostram as tendências para o inverno de 2017. Elie Saab, Nina Ricci, Roberto Cavalli e, no Brasil, Patrícia Bonaldi foram alguns dos muitos estilistas que apostaram no tecido para compor suas coleções.
É difícil dizer quais peças produzidas com o veludo molhado têm mais destaque. Tem para todos os gostos: de lingeries a biquínis, calças, saias, vestidos, blazers e até sapatos ganharam um toque aveludado para trazer charme ao inverno. No quesito cor, também se vê de tudo, dos tons rosa bebê ao vermelho bordô e azul marinho.
Para Manita Menezes, professora dos cursos de design de moda da Universidade Positivo e do Centro Europeu, a tendência representa perfeitamente o contexto social dos últimos anos. “Vivemos o momento de uma moda simplificada, minimalista e também de crise econômica. Nesse sentido, o veludo molhado cai como uma luva: sua usabilidade é ótima e ele traz a ideia de sofisticação sem ser sofisticado, já que é uma malha”, explica.
Além do mais, ele se encaixa também no quesito conforto.
Bomber jackets, leggings e também peças mais soltinhas, que remetem a um estilo mais esportivo, devem aparecer em versões aveludadas em breve. “O veludo molhado pode ser usado tanto em uma modelagem mais reta, como uma saia longa, quanto em outra com bastante volume e franzido. Em qualquer uma das situações ele vai dar um acabamento glamouroso e ao mesmo tempo confortável”, diz Manita. 
Quanto às combinações, não existe muita regra. A especialista explica que misturar tecidos também está em alta. “Você pode usar uma calça jeans, uma camisa e um blazer de veludo, por exemplo, ou um vestido inteiro. Tem vários looks possíveis.” 
E, se lavar, estraga?
Diferente das versões alemã e italiana, o veludo molhado é uma malha, o que facilita muito sua manutenção. A durabilidade é boa, pode ser lavado à mão e a secagem é rápida – nunca deve ser passado a ferro. Fora as recomendações técnicas, o tecido pode ser utilizado ao gosto do cliente, dos pés à roupa íntima. No caso dos sapatos, porém, é preciso mais cuidado, já que a peça pode estragar com facilidade.
LEIA MAIS: