Avaliação

Antes de malhar

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
31/01/2015 02:54
Thumbnail
Decidiu dar adeus ao sedentarismo? Muito bem! Antes é bom passar no médico para verificar a saúde. Aliás, não é só bom: é necessário. Isso porque uma pessoa há tempos sem se exercitar pode ter algo silencioso, explica o médico especialista em medicina do exercício e do esporte Marcelo Leitão.
Para evitar males súbitos e garantir que os exercícios prescritos estejam dentro das condições físicas da pessoa, o médico faz uma triagem e recomenda exames, se necessários. A triagem consiste em anamnese (entrevista) e em exame físico que contempla dados vitais, pressão arterial, escuta cardíaca e respiratória, apalpação abdominal e avaliação ortopédica.
Compartilhar a atividade que pretende praticar é fundamental. "Na musculação há ênfase maior no cuidado com a parte postural e ortopédica, pelo trabalho com as articulações", diz.
Coração no centro
Há um cuidado especial com a avaliação cardiovascular, pois o corpo do sedentário está adaptado a um certo grau de esforço físico. "Se ele começa a se exercitar de repente, o corpo não entende e vai liberar uma carga muito alta de hormônios, o que pode levar a uma arritmia ou enfarto", diz o cardiologista especialista em arritmias cardíacas do Hospital Albert Einstein Bruno Valdigem. Assim, o eletrocardiograma é considerado "de praxe" para iniciantes.
Para homens acima de 40 anos, mulheres acima de 35 anos, quem tem risco aumentado ou pretende competir, os médicos pedem ainda o teste de esforço.