• Carregando...
 |
| Foto:

Dietas não emagrecem, podem causar aumento do apetite, retorno ao peso antigo, quilos extras e até mesmo transtornos alimentares. Quem prega o desuso delas é a nutricionista francesa e brasileira, doutora pela USP em endocrinologia e pesquisadora de neurociência do comportamento alimentar, Sophie Deram, que lançou recentemente o livro O peso das dietas (Editora Sensus, R$ 34,90). A autora conversou com a Gazeta do Povo sobre o tema.

Todos precisam emagrecer?

Não é saudável generalizar. Trabalhei muito com transtorno alimentar e você percebe que eles começam após dietas em pessoas que, muitas vezes, não precisavam emagrecer. Ao tentar perder peso, ela "assusta" o equilíbrio do corpo. Nossa sociedade tem uma mentalidade da dieta, todo mundo tem uma nova e diferente que indica aos outros.

Dieta é sinônimo de sofrimento?

Em vez de viver uma vida tranquila, você sofre mesmo. Comer é automático, é como respirar. E é muito difícil manter a respiração sob controle. Fazer dieta é assim. E quando você decide quebrar as regras, você come uma panela inteira. Quando se come com prazer, sem restrição, a impressão de "despedida" daquela comida que você gosta não existe, por isso você come menos.

Quais os principais riscos de se fazer uma dieta restritiva?

Quando você passa fome, o seu apetite aumenta. Ele é regrado por hormônios e quando há restrição, os hormônios que regulam a fome aumentam. Mesmo um ano depois de parar a dieta o cérebro ainda se lembra da fome e você tem mais apetite que o normal. Por isso luto contra o uso de dietas por crianças.

Qual a melhor tática para as crianças com sobrepeso?

Francamente, não há hoje um tratamento para obesidade infantil. A ciência mostra que elas comem respeitando a fome, sem restrições, e têm um risco menor de desenvolver a obesidade. Porém, para uma criança em sobrepeso, os pais devem melhorar a qualidade alimentar da casa toda, não apenas dela. Se ela comer 80% das vezes uma alimentação saudável, uma vez por semana de fast food não faz diferença alguma.

Buscar produtos lights e diets é fazer uma boa escolha?

Em vez de procurar esses produtos, por que não ir direto aos alimentos mais naturais? Eles saciam melhor, "conversam" melhor com seus genes e a maioria, não todos, dos produtos diets e lights evitam a gordura, mas têm amido modificado e carboidratos. Pode ter menos calorias, mas isso não quer dizer qualidade. Não incentivo as pessoas a calcularem as calorias dos alimentos, porque isso engana, você fica obcecado nelas e não emagrece.

Como a pessoa pode escutar seu próprio corpo novamente?

Comer de maneira tranquila e consciente o tempo todo, voltar a ter bom senso. Volte a tomar um café da manhã, almoço, lanche e jantar, igual aos nossos avós. Eles não tinham balança em casa, não sabiam o que era proteína, gordura, simplesmente comiam. Quem quer fugir dessa neura das dietas basta voltar a se alimentar regularmente e naturalmente.

Há um terrorismo nutricional em voga?

Colocar alguns alimentos como bons e outros ruins e fazer essa guerra contra alguns deles, como o glúten e a lactose, faz com que a pessoa se assuste e tenha medo de comer. Não é fácil ficar o tempo todo verificando o que se está comendo. Não dá para achar que um alimento vai salvar ou destruir você do dia para a noite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]