Treino

Dez leis do bom personal

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
31/01/2015 02:58
Thumbnail
Orientação é palavra-chave para quem começa o ano buscando resultados nos exercícios. Além de ajudá-lo a alcançar seus objetivos, o personal trainer deve considerar sua condição física. Mas como saber se o escolhido é um bom profissional? Damos uma mãozinha para você não se arrepender , com dicas dos personal trainers Aurélio Alfieri Neto e Luis Fernando Coimbra, coordenador de musculação da Cia Athletica:
1. Registro
O profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Educação Física e/ou no Conselho Federal de Educação Física, o que comprova a graduação na área e a regularidade do trabalho.
2. Entrevista
Nada de partir para os exercícios já no primeiro encontro. O bom profissional busca saber seu histórico de saúde, objetivos e preferências.
3. Exames
O personal de qualidade indica visitas a médicos para que o cliente possa, por meio de exames, verificar sua condição de saúde e possíveis limitações às atividades.
4. Avaliação
A avaliação verifica na prática as condições físicas do cliente, complementando o diagnóstico.
5. Parceria
A planilha de treinos pode ser compartilhada com o médico que acompanha o aluno, o que dá credibilidade e diminui a chance de erros.
6. Feedback
Para corrigir erros ou adaptar o treino a mudanças, a cada três ou seis meses o personal deve apresentar os resultados ao aluno e atualizar treinos.
7. Outros
O bom personal orienta sobre roupas e calçados ideais para a prática esportiva, lembra a importância da hidratação e do cuidado com a pele.
8. Motivação
Motivar é uma necessidade. Mas isso não se resume a contar as repetições: explicar os benefícios do treino e montar séries dinâmicas e variáveis são o antídoto para a mesmice.
9. Férias
Nada de descanso dos treinos. Não se pode simplesmente ‘desligar’ o aluno nas férias. Uma planilha de treinos para essa época mantém a atividade e reduz taxas de desistência. Apresentar um Plano B é uma diferença e tanto.
10. Atualizado
Independentemente da área de atuação, fique de olho se o profissional traz novidades ou se especializa por cursos.