Rápidas

Mania de dormir

Redação
31/01/2015 08:02
Thumbnail
A clinomania é um distúrbio caracterizado pelo desejo excessivo de não sair da cama, diz o neurologista Shigueo Yonekura, especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP. Esta manifestação da neurastenia pode ser confundida com depressão, que causa inércia, desânimo, melancolia, sono constante, angústia e desinteresse, mas portar uma não significa ter a outra.
Glúten inimigo
Diarreia crônica, anemia, perda de apetite, dor abdominal, prisão de ventre e vômito são alguns sintomas da doença celíaca. A intolerância ao glúten (presente no centeio, trigo, aveia, cevada e malte), ocorre quando uma enzima na mucosa do intestino reage contra ele próprio, danificando-o, diz a nutricionista do Hospital São Cristóvão, Cintya Bassi.
Milhões de alérgicos
Estima-se que a prevalência de alergia a medicamentos na população brasileira fique em torno de 7% a 8%, ou seja, entre 14 e 16 milhões de pessoas. Os anti-inflamatórios não-esteroidais são os responsáveis pelas reações mais frequentes. Os antibióticos também aparecem, mas com menor prevalência, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.
A força da carne vermelha
A carne vermelha dá energia ao metabolismo, uma aliada dur3ante os exercícios. Comparada às outras fontes de B12 (como frango, peixes, ovos e lácteos) ela oferece seis vezes mais vitamina que o frango e três vezes mais  que o porco. "A B12 é essencial para a formação de novas células", diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, sócia-diretora da clínica Equilibrium. Uma porção de carne vermelha fornece mais da metade da dose diária ideal de B12, de 2 mcg.
A vez do salgante
Comer alimentos salgados sem correr o risco de aumentar a pressão é a promessa da Matrix Health, que apresenta ao mercado brasileiro o primeiro salgante do país, um substituto do sal que não contém sódio. O produto foi testado pela Unifesp em ratos normotensos (sem hipertensão arterial) e hipertensos e ambos os grupos mantiveram a pressão. O Bio Salgante é registrado na Anvisa e vendido em www.biosalgante.com.br.
Santo orégano
Quem sofre de hipertensão arterial apresenta maior avidez pelo consumo de alimentos com mais sal, quando comparados aos normotensos, mostra estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. A boa notícia é que a adição de orégano à massa modifica essa preferência, levando a pessoa a preferir os pães menos salgados. Os dados foram comprovados pela nutricionista Patrícia Villela em sua tese de doutorado.
Café na mesa
A pesquisa Percepção e Realidade – Um estudo sobre a obesidade nas Américas, da WIN Américas, mostra que o Brasil é o quinto entre nove países da região onde a população consome café da manhã. No topo da lista estão Equador e Peru (98% dos habitantes realizam a refeição), seguido de Colômbia (93%), Panamá (92%) e Brasil (86%). No fim do ranking estão EUA (70%) e Argentina (77%).