Exercícios

Penitência inútil

Amanda Milléo
31/01/2015 02:35
Thumbnail
As calorias ingeridas a mais ou a inércia excessiva nos fins de semana não serão compensadas na segunda-feira, não importa quão rápido corra na esteira ou quanto peso coloque nos aparelhos. O risco de transformar essa "culpa" em lesões graves é maior que os resultados, em especial quando a "penitência" se repete .
O tempo que o corpo leva para digerir o alimento, transformá-lo em energia e acumular o restante não é de um dia, mas de toda uma semana. "O mesmo vale para os exercícios, que levarão para queimar esse extra a atividade realizada na segunda, quarta e sexta, atentando-se para não extrapolar de novo no sábado e domingo seguintes", diz o professor e pesquisador em atividades físicas em academias da Universidade da Região de Joinville, Pedro Morales.
Oscilar entre o fim de semana "desregrado" e a segunda-feira da "penitência" faz com que os resultados dos exercícios nunca apareçam. "Concentrando os exercícios vigorosos somente em um dia o resultado que se espera dificilmente aparecerá", diz o professor de musculação e personal trainer da academia BodyTech, Rodrigo Vinhara.
Lesões com data marcada
Agarrar loucamente a esteira no início da semana pode ocasionar desde lesões de entorse até rupturas parciais de músculos, e ainda problemas cardíacos pelo esforço além da conta. "Os músculos precisam estar preparados para a sequência de exercícios, principalmente quando a intensidade aumenta, e isso não pode se restringir à segunda-feira. É preciso uma constância, não adianta aumentar na segunda e diminuir na sexta, preparando-se para a festa do fim de semana", diz Morales.