• Carregando...
 |
| Foto:

Moda errada

Ficar em pé no aparelho de ginástica próprio para sentar ou elevar os pesos sem adaptação são algumas das "novidades para perder peso mais rápido" que os profissionais de educação física têm visto com frequência nas academias. Usar o aparelho de forma errada não aumenta o rendimento e pode causar lesões graves.

Futebolzinho cruel

Separar um dia de atividade física para tentar salvar os restantes de sedentarismo é a mesma prática que os jogadores de futebol de fim de semana fazem. Além de não trazer resultados positivos para a saúde, ele também eleva o risco de lesões.

As calorias ingeridas a mais ou a inércia excessiva nos fins de semana não serão compensadas na segunda-feira, não importa quão rápido corra na esteira ou quanto peso coloque nos aparelhos. O risco de transformar essa "culpa" em lesões graves é maior que os resultados, em especial quando a "penitência" se repete .

O tempo que o corpo leva para digerir o alimento, transformá-lo em energia e acumular o restante não é de um dia, mas de toda uma semana. "O mesmo vale para os exercícios, que levarão para queimar esse extra a atividade realizada na segunda, quarta e sexta, atentando-se para não extrapolar de novo no sábado e domingo seguintes", diz o professor e pesquisador em atividades físicas em academias da Universidade da Região de Joinville, Pedro Morales.

Oscilar entre o fim de semana "desregrado" e a segunda-feira da "penitência" faz com que os resultados dos exercícios nunca apareçam. "Concentrando os exercícios vigorosos somente em um dia o resultado que se espera dificilmente aparecerá", diz o professor de musculação e personal trainer da academia BodyTech, Rodrigo Vinhara.

Lesões com data marcada

Agarrar loucamente a esteira no início da semana pode ocasionar desde lesões de entorse até rupturas parciais de músculos, e ainda problemas cardíacos pelo esforço além da conta. "Os músculos precisam estar preparados para a sequência de exercícios, principalmente quando a intensidade aumenta, e isso não pode se restringir à segunda-feira. É preciso uma constância, não adianta aumentar na segunda e diminuir na sexta, preparando-se para a festa do fim de semana", diz Morales.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]