nutrição

Reaprender a comer

Amanda Milléo
31/01/2015 02:38
Apesar de muito criticadas, as restrições alimentares podem ajudar a perder peso, dependendo de quanto se quer emagrecer, o tempo que vão durar e a disposição para alterar hábitos alimentares, que costumam envolver o corte de carboidratos, proteínas ou alimentos sólidos.
O pulo do gato para que funcionem de modo saudável é estabelecer um tempo para acabar, de um a três meses, diz a nutricionista do Hospital Santa Casa, Camila Cichacewski, sem cortar o alimento por completo. "A dieta de carboidrato pode durar um mês e exclui-lo apenas do almoço ou do jantar", fala.
Perder até 5 kg pode ser alcançado reduzindo temporariamente o consumo de alguns itens. Eliminado o peso extra, o ideal é se reeducar à mesa. "A dieta não deve ser vista como castigo, e a reeducação tem de ser encarada como o caminho mais eficiente para melhorar a alimentação", explica a médica nutróloga da clínica Nutrocare, Débora Froehner.
Não extrapole
Tentar perder mais de 5 kg com restrições tem tudo para dar errado. Pode aumentar os riscos de efeito sanfona e levar à perda de nutrientes, diminuir o metabolismo e sobrecarregar fígado, coração e rins, como acontece com a dieta da proteína, quando levada ao extremo.
Troca certa
A reeducação não significa exclusão total de alguns produtos, como refrigerantes, doces e bebidas alcóolicas. Buscam-se os alimentos que mais agradam ao paladar: quem não gosta de pão integral pode trocar então o arroz. O ideal é deixar preconceitos de lado e experimentar.
A nutricionista Renata Migueis, do Vigilantes do Peso, ensina a driblar o excesso de comida:
Limpeza
Limpe a gaveta das tentações e deixe opções saudáveis no lugar.
Estratégia
Planeje o que vai comer com antecedência, tenha uma estratégia.
Anote
Tome nota dos seus pratos seguros e saiba qual é a "refeição perfeita". Baseie sua lista de compras no seu cardápio semanal, não se distraia ou compre com fome.