Saúde e Bem-Estar

Carolina Kirchner Furquim, especial para a Gazeta do Povo

9 aparelhos para montar uma academia em casa

Carolina Kirchner Furquim, especial para a Gazeta do Povo
14/07/2016 22:00
Thumbnail
Nem sempre a correria e os compromissos do dia a dia permitem treinar com regularidade. Se este é o seu caso, ou se você simplesmente não se encaixa nos ambientes das academias de ginástica, saiba que é possível se exercitar no conforto do lar. Basta ter os equipamentos e acessórios adequados, conhecer a execução correta dos movimentos (para isso, é essencial contar com ajuda profissional), reservar um espaço e manter a disciplina. Seja qual for seu objetivo – da perda de peso à definição muscular –, conversamos com profissionais de educação física que indicaram, cada um, três itens considerados essenciais para quem não abre mão da privacidade e autonomia, além da economia de tempo e dinheiro.

1ª OPÇÃO

As três dicas seguintes são de Gabriela Miró Ziliotto, proprietária e headcoach da Partiu CrossTraining:
1) Corda
Pular corda é um dos exercícios aeróbicos mais bem indicados. É completo, intenso e estimula e melhora o funcionamento cardiorrespiratório. Além disso, desenvolve o equilíbrio, a coordenação motora, emagrece e tonifica os músculos dos membros inferiores. As cordas são baratas e podem ser encontradas em todas as lojas de equipamentos esportivos. Comece pulando por cinco minutos e aumente o tempo, o ritmo e a variação de salto aos poucos.
2) Medicine Ball
Para uso fisioterápico e treinamentos específicos, a Medicine Ball permite exercícios que trabalham todo o corpo. Fácil de encontrar, usar e carregar, é indicada para agachar, saltar, empurrar, puxar e girar. Versátil, é indicada para amadores e atletas de alto rendimento e promove o aumento da massa muscular, da força e do tônus muscular de membros superiores e inferiores.
A barra é equipamento básico para quem treina. Quem tem pouca força pode começar sem as anilhas, mas aplicar, com o tempo, o princípio da sobrecarga progressiva. Os exercícios possíveis são supino, remada, pullover, peso morto, encolhimento, agachamento, stiff, extensão de tríceps, entre muitos outros. Exercitar-se com barra exige controle, boa orientação espacial e equilíbrio. E, antes de se aventurar na carga, executar os movimentos com precisão é fundamental. Pessoas mais bem treinadas podem investir na barra olímpica.

2ª OPÇÃO

Cristiano Parente, personal trainer da Koatch, eleito o Melhor Personal Trainer do Mundo em 2014, indica três equipamentos:
1) TRX
Perfeita para a execução de exercícios em suspensão e com o uso do peso do próprio corpo, a TRX estimula a resistência e o equilíbrio. Bíceps, tríceps, peitoral, glúteos, bíceps femoral e quadríceps são alguns dos músculos trabalhados com a fita. Seus principais benefícios são a melhora da flexibilidade, postura, tônus e função cardiorrespiratória, além do fortalecimento muscular.
Estes halteres são muito eficientes e trabalham todos os grupos musculares. Seu caráter de peso livre ajuda a desenvolver músculos, aumenta a densidade óssea, permitem um treino rápido e são extremamente versáteis. A indicação de um modelo ajustável leva em conta a progressividade da carga para a evolução do treinamento.
O peso com alça que lembra o formato de uma chaleira faz elevar o consumo calórico e dá definição corporal. Os exercícios com kettlebell movimentam todo o corpo e treinam potência, força, equilíbrio, flexibilidade, estabilidade, concentração, coordenação e resistência. Contudo, para utilizá-lo, é importante ter um bom nível de consciência corporal.

3ª OPÇÃO

O professor de educação física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Christiano Francisco dos Santos sugere:
1) Estação crossover
Vários em um. Esse é o objetivo das estações de musculação, que permitem a execução de diferentes exercícios. O ideal é procurar por modelos que admitam ajustes gerais, de modo a permitir executar os exercícios com a mais precisa biomecânica. Supino, desenvolvimento de ombro, extensor, flexor e rosca são algumas das possibilidades. Tudo vai depender do modelo escolhido.
2) Elíptico
Um dos grandes benefícios deste equipamento é colocar em ação os membros superiores e inferiores, o que ajuda a tonificar o corpo gradualmente e por igual. Também promove uma melhora geral do funcionamento do sistema cardiovascular.
Equipamento clássico de toda e qualquer academia, seus benefícios são conhecidos por quase todo mundo: caminhar e correr nela ajuda a queimar gordura, melhora o condicionamento físico e colabora para a definição muscular. Além disso, o impacto nas articulações é substancialmente menor do que no asfalto.