Saúde e Bem-Estar

Bruna Covacci

A balança pode ser a maior inimiga da dieta

Bruna Covacci
22/02/2017 20:00
Thumbnail

Reeducação alimentar é o segredo para ficar de bem com a balança. Foto: Bigstock.

Um estudo apresentado no Instituto de Psiquiatria da USP mostra que subir na balança com frequência pode causar ansiedade e atrapalhar a dieta. Ao todo, 125 voluntários sem transtornos alimentares foram analisados e comprovaram: pessoas insatisfeitas com o peso tendem a se pesar com mais frequência. O problema disso é que se o resultado não for o esperado é possível que a pessoa se desanime com a dieta, achando que os esforços são em vão.
Leia mais:
Adriana Angela Roveda Chastalo, nutricionista da Paraná Clínicas, lembra que, às vezes, quando o visor mostra um resultado satisfatório o efeito é reverso, como se fosse um cartão verde para comer mais. “Em alguns casos os pacientes procuram na pesagem a aceitação do corpo”. Ela ainda lembra que ansiedade por resultados é um fator agravante do não emagrecimento. “Os processos de mudança não são rápidos. Para você atingir o emagrecimento saudável e sem retorno é preciso ir devagar e mudar os hábitos”, diz. Quando você sobe na balança muito cedo pode se frustrar por não ter atingido objetivos.
“Indico as pesagens mensais, de preferência feitas com profissionais da área de saúde. É claro que o horário da última refeição, retenção de líquidos e roupas interferem na pesagem. Mas o mais importante é sempre escolher a mesma balança e saber que pequenas diferenças podem estar relacionadas a essas questões”, diz. O peso também pode indicar uma ideia errada: às vezes trocamos gordura por massa muscular (que pesa mais). “É por isso que cada caso é um caso e precisa ser avaliado individualmente e não se deve ficar preso à balança”.
Cinco comportamentos negativos que boicotam a dieta após ver o peso na balança (para evitar já!)
  • Meu corpo é assim mesmo, já estou acostumado (chutar o balde).
  • Fiz tudo o que o médico disse e não tive resultados, vou fazer o que eu sempre fiz (pisou na jaca).
  • É muito difícil mesmo, melhor desistir.
  • Acho que minha gordura é genética
  • Eu mereço um doce depois de todo esforço que eu fiz.
  • Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!