Saúde e Bem-Estar

Redação

ALERTA: Anvisa proíbe divulgação e venda de popular produto para calvície

Redação
24/11/2017 10:00
Thumbnail

Produto para calvície não precisa de prescrição médica e ainda pode ser encontrado em sites. Foto: Bigstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vetou a fabricação, distribuição e venda do produto Hairlossblocker, destinado para tratar a calvície. A resolução foi publicada nesta sexta-feira (24) no Diário oficial da União e complementa decisões anteriores de que o produto não tem registro e nem marca aprovada. Além disso a Anvisa informa que as propriedades atribuídas ao produto não são funcionais.
“A resolução Nº 3.074 suspende, em todo território nacional, todas as propagandas e publicidades que atribuam propriedades terapêuticas, de saúde ou funcionais ao produto Hairlossblocker”, informa a publicação.
A Anvisa questiona propagandas que dizem que o produto é uma “fórmula revolucionária que promete pôr um fim definitivo na calvície e recuperar os cabelos”, “cabelos 98% mais encorpados”, “até 30 dias restaura o couro cabeludo”, dentre outras, e diz que não há eficácia comprovada.
Fabricação
O produto é fabricado pela Promel Ind. De Produtos Naturais. O Viver Bem entrou em contato a empresa, que informou que o produto já deixou de ser fabricado e que não tem responsabilidade se os distribuidores ainda têm estoque e colocam o produto à venda. A empresa informou que está produzindo uma nota de esclarecimento, mas até a publicação dessa reportagem o Viver Bem ainda não havia recebido o material.
A resolução entra em vigor a partir da data de publicação e também proíbe a divulgação do produto. O site do produto continuava no ar e em vários sites de venda é possível comprar o Hairlossblocker por cerca de R$ 100 o frasco.
No site a descrição do produto diz que “a fórmula deste produto para queda de cabelo foi desenvolvida para ajudar a atender as necessidades nutricionais específicas do sexo masculino, atuando de dentro para fora, oferecendo os micronutrientes necessários para ajudar os cabelos a ganharem força e ficarem mais fortes”.
O produto pode ser comprado sem prescrição médica. No site oficial de vendas, há um depoimento do ex-jogador de futebol Túlio Maravilha:
Foto: Reprodução do site Hairlossblocker.
Foto: Reprodução do site Hairlossblocker.
LEIA TAMBÉM