Saúde e Bem-Estar

Redação

Anvisa proíbe todos os lotes de creme alisante de marca brasileira

Redação
11/12/2017 19:05
Thumbnail

Dos fiscais que participaram da pesquisa, 35% afirmaram já ter constatado o uso de formol acima do permitido em procedimentos de alisamento capilar (Foto: Bigstock)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (11), a fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os lotes do cosmético Creme Alisante Profissional LisaHair.
O produto, fabricado pela Embelleze (Phitoteraphia Biofitogenia Laboratorial Biota Ltda), teria apresentado um resultado insatisfatório no ensaio de grau de avaliação, de acordo com informações da agência, embora tenha registro na Anvisa. A conclusão da avaliação foi emitida pelo Laboratório Central do Estado do Paraná.
Procurada pelo Viver Bem, a Embelleze explicou via e-mail que o resultado se deve a um número disposto de maneira equivocada no rótulo da embalagem. A empresa reforça que não há nenhum problema com relação à qualidade do produto, e que o erro estava na rotulagem.
Confira abaixo o posicionamento da empresa:
“A Embelleze informa que a publicação do Diário Oficial é referente a uma determinação de recolhimento de uma sobra de produto LisaHair onde foi colocado erroneamente em sua embalagem o número da MS antigo que não está mais validado. Os produtos com a rotulagem antiga já estão sendo recolhidos e substituídos pelo MS correto.”
Outros produtos no radar da Anvisa
Este não é o primeiro cosmético para cabelos notificado pela agência e que exige cuidado do consumidor. Em julho deste ano o órgão proibiu a comercialização de dois produtos, uma manta quântica e cosméticos para o cabelo. Em abril do mesmo ano, mais um produto que promove o alisamento dos fios.
Para ajudar os consumidores, a Anvisa disponibiliza no site uma lista de produtos registrados e liberados para uso. Basta preencher o campo “nome produto” ou “número de registro”.
De acordo com a legislação da Anvisa, as substâncias com propriedades alisantes permitidas são os hidróxidos de sódio, potássio, cálcio, lítio e guanidina e o ácido tioglicólico.
LEIA TAMBÉM