Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Atletas de fim de semana: veja os erros e acertos na hora de se exercitar

Amanda Milléo
02/02/2018 18:00
Thumbnail

(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)

Sábado e domingo são os dias oficiais de quem faltou a academia ao longo da semana e quer recuperar o tempo perdido. Em Curitiba, o parque Barigui é o local ideal para a boa e confortável caminhada. Só que nem todo atleta de fim de semana anda (ou corre, ou pedala) corretamente.
Para encontrar quem tem muita motivação, mas pouca técnica, o Viver Bem convidou o personal trainer André Hauer, da academia BodyTech, que deu orientações a quem se exercita ao ar livre nos fins de semana.
A primeira pessoa que vimos se esticando em um aparelho de alongamento, localizado próximo ao Museu do Automóvel, estava na posição certa. Maria Aparecida Moscato, de 59 anos, é adepta dos exercícios físicos há 11 anos, tão logo chegou a Curitiba. Vai à academia todos os dias da semana, mas quando está com vontade, aproveita para dar uma volta na pista de caminhada do parque Barigui.
“Eu não sei se estou fazendo certo, porque na academia tem sempre alguém olhando, e aqui estou sozinha. Mas eu sempre me estico antes e depois dos exercícios”, conta a dona de casa, que recebeu elogios do professor e recebeu só um apontamento. “Poderia ficar mais um pouco em cada posição, ou repetir mais vezes a sequência.” – ao que, prontamente, Maria Aparecida atendeu.
(Foto: Amanda Milléo)
(Foto: Amanda Milléo)
Logo adiante, em uma barra de madeira, Yoshie Sbalqueiro, de 62 anos, não conteve a risada quando nos apresentamos. “Eu estou fazendo tudo errado, não estou?”, perguntou a farmacêutica ao professor. “Eu sei que estava meio torta, meio sem saber se estava fazendo certo ou não”, justificou, e o professor perguntou: “Mas qual era exatamente o objetivo desse movimento? Você queria mexer com os braços ou as costas?”
Yoshie tentava uma flexão de braço, com as pernas cruzadas atrás e semi dobradas. A posição, porém, tinha uma explicação. Como teve, recentemente, um problema na cartilagem do joelho, sente ainda muita dor na perna e aquele movimento era o mais confortável que conseguia fazer. “Eu vou viajar para o Peru, que me falaram que é uma viagem punk, que exige bastante caminhada, então preciso estar pronta”, diz, e recebeu as orientações de André para colocar as pernas mais atrás e empurrar o peito contra a barra de apoio.
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
“Estou matriculada na academia, e minha matrícula está bem linda! Tenho aulas todos os dias, mas tenho faltado alguns dias. Semana passada não fui”, diz Yoshie, que não está sozinha nessa rotina.
Adriano e Daniela Cimbaluk moram perto do parque Barigui e sempre que podem vão até a pista de caminhada para agitar o corpo. Nesse domingo, eles chegaram à metade do caminho e pararam na academia voltada à terceira idade para dar uma esticada na coluna – posição que André viu de longe e foi rápido orientar. “Como esses aparelhos são voltados aos idosos, a intensidade não é tão forte. Nada impede que você pare um exercício e use os aparelhos, mas se o objetivo é alongar, dar amplitude de movimento, é preciso algo mais focado nisso”, explica o personal.
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
Para o momento, André sugere que Adriano use outro aparelho e Daniela não tire os pés do chão. “Andamos por uma hora e só queríamos esticar mesmo. A ideia é caminhar mais um pouco antes de voltar para casa”, diz Adriano, técnico de 40 anos.
Ao lado deles, na estrutura para alongar as pernas, duas atletas amadoras conversavam depois de um treino pesado, de 12 km. Eliane de Paula, administradora de 49 anos, e Marines Adriana Paolazi, contadora de 41 anos, têm um objetivo importante: correr a maratona do Rio de Janeiro. Ambas serviram de bom exemplo para o personal. “A maioria das pessoas não tem a consciência de fazer o alongamento depois para evitar dores, diminuir a tensão nos músculos”, diz André.
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
(Foto: Amanda Milléo / Gazeta do Povo)
Dicas práticas
Vai caminhar, correr ou pedalar? Faça um aquecimento antes. Vale ir em um ritmo mais devagar da sua casa ao parque, por exemplo, e lá pegar mais pesado. “O alongamento, depois da prática, é importante para preservar a musculatura de alguma lesão, mas ainda assim é um assunto bem polêmico”, diz André Hauer, personal trainer.
Se o objetivo for ter mais flexibilidade ou melhorar a postura, o alongamento tem que ser feito de forma mais regular. “Somente separar alguns segundos depois do exercício para a prática não vai deixar ninguém mais flexível”, explica.
LEIA TAMBÉM