Saúde e Bem-Estar

Da redação

Batata frita pode ser mais saudável que a cozida. Veja como prepará-la!

Da redação
27/01/2017 10:45
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Redenção pode ser o sentimento que os amantes das batatas fritas estão vivenciando agora. Um estudo divulgado pela Universidade de Granada, na Espanha, mostra que as batatas fritas podem ser mais saudáveis que as versões cozidas – desde que sejam preparadas de uma forma específica.
Leia mais
Ao estudarem mais detalhes da dieta Mediterrânea, considerada uma das principais dietas (e uma das mais fáceis de seguir) contra doenças degenerativas, os pesquisadores descobriram que as batatas, quando fritas e não cozidas, poderiam ter mais antioxidantes, chamados de fenóis.
Isso só acontece, no entanto, quando essas batatas são fritas em azeite extra-virgem, um tipo mais nobre de azeite, e quando os tubérculos estão frescos. Ou seja, aquelas batatas congeladas compradas no mercado não se encaixam na categoria “saudável“.
Como o azeite extra-virgem é rico em fenóis, quando as batatas são fritas neste meio, os compostos fenólicos são transferidos do azeite para as batatas. Os pesquisadores também testaram outras formas de preparo: batatas cozidas em água e batatas cozidas em água e azeite.
Ambos os processos não mudam muito a concentração de antioxidantes no alimento depois de preparado, ao contrário da fritura. Cozinhar o alimento só foi recomendado pelos especialistas se os vegetais forem consumidos junto com a água do preparo.
“Nós podemos concluir que fritar em azeite extra-virgem foi a técnica com maior aumento associado de fenois e pode, portanto, ser considerado uma melhora no processo de preparo, embora também tenha aumentado as calorias do alimento, pela quantidade de azeite absorvido”, explica Cristina Samaniego Sánchez, uma das autoras do trabalho, em uma publicação no site da Universidade.
Além das batatas, os pesquisadores também analisaram o mesmo processo outros três vegetais: abóbora, berinjela e tomate, com os mesmos resultados.