Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Bebê morre ao ingerir produto de limpeza em garrafa de suco

Amanda Milléo
20/02/2017 12:09
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Uma bebê de 10 meses faleceu na manhã do último domingo (19), na cidade de Jaú, em São Paulo, depois de ingerir um produto de limpeza que estava guardado em uma garrafa de suco. Logo depois de tomar o líquido, entregue pela avó na mamadeira, a menina começou a passar mal e, embora tenha sido levada rapidamente a um hospital da cidade, não resistiu e faleceu.
Por serem coloridos e terem cheiros chamativos, os produtos de limpeza são atrativos às crianças e, portanto, devem ser mantidos em lugares altos e afastados delas. As intoxicações representam 3% das internações de crianças até os 14 anos, de acordo com informações da ONG Criança Segura, sendo a quinta maior causa de internação e estar entre as 10 maiores causas de morte.
As consequências da intoxicação para o organismo das crianças são mais sérias que em um adulto, devido a estrutura corporal menor, ao metabolismo mais rápido e aos órgãos internos, que são mais vulneráveis, segundo a ONG Criança Segura.
Previna o acidente
“Quando a criança chega ao hospital depois de ingerir um produto de limpeza, o máximo que a equipe médica poderá fazer é diminuir os danos”. O alerta é do médico gastroenterologista pediátrico, Mário Vieira, do hospital Pequeno Príncipe e professor adjunto do departamento de Pediatria da PUCPR.
Produtos de limpeza que contêm soda cáustica são um dos mais perigosos para crianças, pois causam queimaduras e podem levar à perfuração dos órgãos. A soda cáustica, ou a substância hidróxido de sódio, está presente em produtos muito usados na limpeza de fornos, de fogões e em desentupidores de pia.
Isso não significa que os demais produtos, como água sanitária e detergentes tradicionais, sejam menos nocivos, pois merecem a mesma atenção e cuidados dos pais e responsáveis. “O mais importante é a prevenção. Quando se lida com produtos cáusticos, nunca retirar da embalagem original. Nunca colocar um soda cáustica em uma garrafa pet de água e deixar na geladeira. Sempre os produtos devem estar bem identificados e longe do alcance das crianças”, explica o médico.
Tratamentos
Os cuidados pós-ingestão vão depender da gravidade, da idade da criança e dos sintomas, mas variam de uma medicação para conter a intoxicação até a um caso cirúrgico. “A criança pode ter uma queimadura tão grave no esôfago, que perfure o órgão, e vai precisar de cirurgia no momento em que chegar ao hospital ou mesmo irá a óbito”, reforça Vieira.
Veja o que fazer no caso de uma intoxicação
Se você vir uma criança ingerindo um produto de limpeza ou suspeitar de que ela fez a ingestão, tome as seguintes medidas:
– Leve a criança, imediatamente, a um hospital;
– Nunca dê qualquer outra substância para a criança ingerir, como água ou leite;
– Leve junto ao médico o produto que você suspeita ou tenha visto a criança ingerir;

“Se a criança ingeriu soda cáustica e o adulto quiser provocar o vômito, isso só vai piorar a lesão”, alerta o gastroenterologista pediátrico.

Leia mais