Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Ex-sedentária, Bella Falconi diz que persistência é o segredo para vida saudável

Amanda Milléo
13/04/2018 12:00
Thumbnail

Bella Falconi, ex-sedentária e nutricionista, conta ao Viver Bem o que a motivou a começar uma vida mais saudável (Foto: Divulgação) | FERNANDOMAZZA

Bella Falconi não transforma a conquista dos hábitos saudáveis em um desafio fácil ou divertido de ser alcançado. Pelo contrário, ela deixa claro que a mudança, para ela, veio pela dor:
“O que me motivou foi justamente perceber que a minha saúde estava com problemas. Eu tive pedras nos rins, meu colesterol estava alto, e isso me forçou, de certa forma, a buscar um estilo de vida mais saudável”, explica a nutricionista, mestranda e digital influencer, que conta hoje com 3,2 milhões de seguidores no Instagram — ela estará em Curitiba, neste sábado (14), para uma palestra sobre vida saudável e lançamento do Circuito Fitness, evento gratuito promovido pelo Shopping Curitiba.
Isso não significa, no entanto, que todo o caminho seja tortuoso, com muito suor e gritos do professor de educação física na academia. Hoje, Bella diz gostar de todos os exercícios – exceto o cardio.
“A única coisa que eu não gosto é cardio. Eu também gosto menos de perna. Mas, ir para a academia, para mim, hoje, não é mais uma obrigação, é um prazer. Claro que eu tenho dias de mais preguiça, mas eu gosto de fazer de tudo quando estou lá – menos cardio”, relata Bella.

Confira abaixo a entrevista completa do Viver Bem com a nutricionista e pioneira do movimento fitness nas redes sociais:

O que, na sua visão, incentiva uma pessoa a largar o sedentarismo e iniciar uma prática de exercícios e mudanças alimentares? 
Existem dois caminhos, pelo amor e pela dor. E comigo foi pela dor. O que me motivou foi justamente perceber que a minha saúde estava com problemas. Eu tive pedras nos rins, colesterol alto, e isso me forçou de uma certa forma a buscar um estilo de vida mais saudável.
Mas existem pessoas que são influenciadas pelo inconsciente coletivo,por essa massa de pessoas adeptas ao estilo de vida saudável.
E o que não funciona como estimulante? 
Depende de cada pessoa, cada um tem uma forma de se motivar a mudar de vida. Existem teorias dentro da Nutrição e da Psicologia que explicam o processo de mudança de comportamento. Existem pessoas que são estimuladas ao verem o lado negativo de não praticar atividade física, enquanto outras sabem disso, mas a informação entra por um ouvido e sai pelo outro.
Como a gravidez modifica os hábitos de exercícios físicos da mulher? Como tem sido para você? [Bella está grávida pela segunda vez, da Stella. Ela já é mãe de Vicky, com 2 anos]
A gravidez modifica completamente os hábitos de atividade física, porque requer alguns cuidados, já que é um fase delicada. Algumas mulheres são aconselhadas a treinar de forma moderada, controlando a temperatura corporal, os batimentos cardíacos, hidratando bem mais. Tudo isso, de preferência, sob a supervisão de um profissional especialista em gestantes, para que não haja nenhum tipo de risco para a saúde da mãe e do bebê.
Durante essa fase a estrutura do corpo muda, o centro de gravidade muda e as prioridades também. As metas deixam de ser específicas e são só de manutenção da saúde mesmo, para que essa mãe não ganhe peso extra e mantenha a sua gestação realmente livre de riscos, como diabete gestacional, pré-eclâmpsia, entre outras.
Mas a vontade de se exercitar realmente diminui porque você fica bem mais cansada. O corpo demanda muita energia, principalmente no primeiro trimestre. Dá muito sono, preguiça e manter a rotina nessa época da vida é bem mais desafiador. No início eu não treinei, a pedido do meu médico. E depois de 12 semanas sem ir na academia você perde o ritmo, fica mais desmotivado. Está sendo bem difícil, mas eu faço o que eu consigo e não negligencio a alimentação. Continuo comendo de forma saudável e me exercito na medida do possível.
No início, saindo da vida sedentária, você demorou seis meses até ver os primeiros resultados na academia. Como você conseguiu manter-se na linha até que os resultados surgissem?
Sim, eu fui sedentária durante muitos anos da minha vida, e é muito difícil ter paciência, especialmente até chegarem os primeiros resultados. Eu me mantive firme porque eu sabia, dentro de mim, que se eu não perseverasse iria acabar desistindo, e tudo que eu tinha lutado ia ser perdido. Seria aquele famoso ‘nadar, nadar e morrer na praia’. Então eu continuei, mesmo com toda a preguiça, com toda vontade de não continuar que a gente tem no início.
Muitas pessoas não tem essa paciência, isso é verdade. O artifício que eu usei foi justamente lembrar de todo o esforço que eu já tinha feito até ali. Na minha cabeça, pensava: ‘eu estou muito mais perto dos meus resultados do que quando eu comecei, e se eu desistir vou voltar à estaca zero. Isso vai ser bem pior’. Então eu continuei.
Por ter um número considerável de seguidores nas redes sociais, você é inspiração para muita gente. Quais são os cuidados que você toma na hora de falar de um exercício físico ou alimentação?
Justamente por ter um número considerável de seguidores eu voltei a estudar. Fiz o curso de Nutrição e agora estou fazendo mestrado. Eu não posto nada sem fazer uma pesquisa, sem embasar cientificamente. Eu tento ser sempre muito coerente com as postagens e legendas, porque eu sei que tem muita gente ali lendo. Eu tento fazer isso de uma forma mais coerente e responsável possível.
Você recebe muito retorno do público? Por exemplo, pessoas que iniciaram alguma nova atividade ou a prática de exercícios porque viram nas suas redes? 
Sim, eu recebo e é muito positivo isso. É uma das coisas que mais me motivam a continuar e querer aprender mais, para conseguir dividir o aprendizado com as pessoas. É o termômetro do meu trabalho, do meu sucesso, e essa resposta faz toda a diferença no fim do dia.
Existe um exercício específico que você goste mais? Qual?
Sempre gostei muito de treinar membros superiores, principalmente o ombro. Mas ultimamente tenho gostado mais de mexer o corpo todo, full body, porque tenho treinado mais funcional. A única coisa que eu não gosto é cardio. Eu gosto menos de trabalhar as pernas também. Mas ir para a academia, para mim, hoje, não é uma obrigação, é um prazer. Claro que eu tenho dias de mais preguiça, mas eu gosto de fazer de tudo – menos cardio.

Palestra da vida saudável de Bella Falconi em Curitiba

Bella Falconi estará em Curitiba neste sábado (14) para uma palestra sobre vida saudável, equilíbrio e mudanças de hábitos. A nutricionista abre a programação do Circuito Fitness, evento gratuito e aberto ao público que promoverá palestras, exercícios e aulas sobre diferentes assuntos.
O Circuito Fitness começa neste sábado (14) e segue até a próxima sexta-feira (20). Quem quiser acompanhar as aulas deve pegar uma senha, retirada no dia de cada modalidade, uma hora antes do início das atividades, na Praça de Eventos, piso L2.

Bella Falconi:

Data: sábado (14)
Horário: 17h
Local: Shopping Curitiba.
Endereço: R. Brigadeiro Franco, 2300. Centro.

Confira o restante da programação do Circuito Fitness:

Domingo – 15 de abril, às 11h
Funcional Fight, com Renato Cazula e Madison Filho – The Coaches
Domingo – 15 de abril, às 17h
TOR – Metodologia de Treino Funcional, com treinadores Frederico e Evandro
Segunda-feira – 16 de abril, às 19h30
Iniciação à Corrida, com Samir Sabadin, atleta integrante da seleção brasileira de atletismo em 2008, 2011 e 2013
Terça-feira – 17 de abril, às 19h30
Yoga, com o professor Silvio Lopes, do projeto Yoga no Parque
Quarta-feira – 18 de abril, às 19h30
Muay-Thai, com Marcos Rua, da Academia Shogun Team
Quinta-feira – 19 de abril, às 19h30
Low Pressure Fitness, com Andressa Peters, da Academia Bodytech
Sexta-feira – 20 de abril, às 19h30
Ritmos, com Renata Dipp, da Academia Swimex.
LEIA TAMBÉM