Saúde e Bem-Estar

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto

Bungee Workout: o exercício que faz as pessoas perderem peso nas alturas

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto
10/08/2017 08:00
Thumbnail

Foto: reprodução / Stories to Tales Theatre.

Ficar em forma , cuidar da saúde e se divertir. Tudo ao mesmo tempo agora e sem colocar muito os pés no chão. Essa é a proposta do Bungee Workout, série de exercícios criada na Tailândia que combina dança, movimentos aéreos e acrobacias.
“As pessoas amam. É uma nova experiência, um treino de verdade. Elas adoram sentir a dor muscular e suar muito durante a aula. Mas, mais do que tudo, elas sentem que vêm para brincar e não para fazer um exercício chato”, conta Joey S., o criador da academia de dança Stories to Tales Theatre, onde o exercício foi desenvolvido no ano passado, em Bangkok, na Tailândia.
O Bungee Workout ganhou o mundo através dos vídeos gravados na academia tailandesa de pessoas “voando” com o auxílio de elásticos presos ao corpo. A técnica de resistência consiste na combinação de movimentos de dança, fitness e acrobáticos em uma aula dinâmica e com muita coreografia.
Para o ortopedista especialista em coluna, osteometabolismo e intervenção em dor, Jonas Lenzi, o uso de elásticos é o grande benefício da prática, pois proporciona o fortalecimento da musculatura central – o principal estabilizador da nossa postura e importante para a realização de todos os movimentos do cotidiano.
“A grande vantagem é que se trata de uma atividade tridimensional, pois contrai diversos músculos ao mesmo tempo. Ao contrário da academia, que é uma atividade convencional, no Bungee os grupamentos musculares são trabalhados isoladamente”, reforça o médico.
A diversão é o maior diferencial do Bungee Workout. “As pessoas terminam a aula escorrendo suor, mas nem percebem o quanto se exercitaram, porque é muito divertido”, reforça Joey. “Além de melhorar o condicionamento físico, o exercício também contribui psicologicamente, pois através dos movimentos de dança acaba contribuindo para o bom humor das pessoas”, completa Lenzi.  
De acordo com Lenzi, o Bungee Workout pode ter benefícios para quem sofre com problemas no joelho e coluna, pois elimina parte do efeito da gravidade, além de ser uma boa opção para pessoas que têm riscos de queda, como os idosos e portadores de distúrbios neurológicos.
“Outras técnicas com elástico já são usadas na fisioterapia em pessoas com paralisia cerebral ou síndromes neurológicas”, afirma o ortopedista.
Quanto à perda calórica, tudo depende de como cada pessoa realiza o treino. “Eu tenho um cliente na Espanha que usou um relógio inteligente durante uma aula de Bungee e notou que correu 7 km”, relembra Joey.
Mas quem acha que é fácil “voar”, está enganado. “Muitos veem os vídeos e pensam que o Bungee irá ajudá-lo a ‘voar’, mas na verdade é o oposto. Você precisa dar muita energia para criar tensão e conseguir se levantar do chão”, complementa.

Riscos

O Bungee Workout tem suas peculiaridades, em especial por permitir a realização de muitas acrobacias. Justamente por isso, é preciso tomar cuidado na execução dos movimentos. “Para quem não tem preparo físico, podem acontecer pequenas lesões, mas nada sério, ao contrário do CrossFit, que costuma causar lesões mais sérias”, avalia Lenzi.
Segundo os criadores, o exercício não é indicado para grávidas, mulheres que tiveram bebês há menos de 6 a 12 meses, pessoas com problemas cardíacos ou na coluna vertebral, glaucoma ou que passaram por algum tipo de cirurgia entre 6 a 12 meses antes.
Depois do primeiro vídeo viral da prática, a Stories to Tales Theatre começou a certificar academias ao redor do mundo para que o Bungee Workout se espalhasse. Hoje, o exercício já conta com estúdios certificados nos Estados Unidos, Espanha, Singapura e China. O Brasil ainda não está na lista, mas Joey conta que muitos brasileiros entram em contato mostrando interesse.
O exercício ainda não é oferecido pelas academias de Curitiba. Segundo apurou o Viver Bem, o estúdio de yoga PróMover-Fisioterapia e Neopilates está em fase de planejamento para implementar equipamentos da técnica tailandesa na cidade, mas ainda não há previsão para abertura de turmas.
LEIA TAMBÉM: