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Saúde e Bem-Estar

Caminhar não emagrece. Correr ajuda a perder barriga!

Atividade perfeita para quem quer começar na vida fitness, a caminhada promove uma melhora geral na qualidade de vida, mas não tem o emagrecimento entre seus destaques

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Que a caminhada é um dos exercícios mais recomendados para quem deseja melhorar o condicionamento físico, não é novidade. Porém, na ânsia por resultados que repercutam também no aspecto físico, com destaque para a perda de peso, muitas pessoas resistem ao exercício por duvidar de seu potencial para o emagrecimento.

A verdade é que essa atividade aeróbica, sozinha, é insuficiente para quem tem, como principal objetivo, perder alguns quilos. Por seu baixíssimo gasto calórico (em média, são eliminadas cerca de 300 calorias em uma hora de atividade), a caminhada fica muito atrás da corrida ou da pedalada, por exemplo, que ganham em intensidade. Contudo, com muitos outros benefícios para a qualidade de vida, é possível associá-la a outras atividades e principalmente a uma dieta balanceada e hipocalórica, para afinar a silhueta.

Ainda que seja considerada uma modalidade leve, ideal para principiantes, sedentários não devem começá-la sem antes consultar um médico e, posteriormente, fazer uma avaliação com um profissional de educação física. Isso porque, quanto mais parado está o corpo, mais a atividade exigirá do organismo, especialmente do coração e pulmões.

Ótima para começar

A caminhada é perfeita para quem deseja por em prática algumas mudanças comportamentais. Uma hora cheia de caminhada é considerada um bom tempo para a atividade, mas em respeito às limitações do corpo de um indivíduo sedentário, o ideal é começar com 20 minutos, aumentando esse tempo progressivamente.

Outros benefícios

A atividade melhora a circulação sanguínea, previne complicações cardiovasculares (como infarto e hipertensão), reduz o colesterol e o risco de desenvolvimento de diabetes, melhora a postura, favorece o aumento da massa óssea, fortalece a musculatura e diminui o inchaço nos membros inferiores. Para a saúde mental, também tem benefícios comprovados. 

Correr ajuda a perder a barriga?

A resposta é sim. Ainda que o emagrecimento esteja principalmente ligado à questão alimentar, uma condição de vida mais ativa, correta e regular, é essencial para quem quer eliminar a gordura visceral. A corrida faz queimar a gordura de uma maneira geral, atuando também no abdome. E quanto mais se corre, mais rapidamente os quilos são eliminados. Hidratar-se o tempo todo, usar roupas claras e leves (é mito achar que o suor influenciado pelas roupas fechadas e escuras ajuda a perder peso – na verdade, a pessoa está apenas desidratando), passar protetor solar e escolher o tênis ideal são condutas que merecem atenção para quem for praticar a corrida.

 

Fontes: Paulo César de Barros, doutor e coordenador do curso de educação física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Paulo Roberto Worfel, professor de educação física da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

 

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