Saúde e Bem-Estar

Cecília Aimée Brandão, especial para a Gazeta do Povo

Casos de osteoporose devem crescer 32%; saiba como prevenir

Cecília Aimée Brandão, especial para a Gazeta do Povo
20/05/2018 17:00
Thumbnail

Exercícios ajudam a aumentar a longevidade. Foto: Bigstock.

Três fatos sobre a osteoporose: 1) é uma doença silenciosa; 2) pode atingir qualquer um; 3) a prevenção é simples.
Um estudo divulgado pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), aponta que o aumento da longevidade da população terá como consequência o crescimento na incidência de fraturas em idosos, estimando que o número de brasileiros com osteoporose deve crescer 32% até 2050.
A osteoporose é uma doença que tem relação com a perda de densidade óssea, comum em mulheres após a menopausa e nos homens com mais de 65 anos. Com os ossos fragilizados, o que seria uma simples torção pode se tornar uma fratura complexa.
A reumatologista do Hospital Marcelino Champagnat, Adriana Pato, diz que uma das fraturas mais graves potencializadas pela osteoporose é a de colo de fêmur, na região da bacia, “é preciso repouso por dois meses. Com isso, o risco de trombose, embolia e infecções respiratórias aumenta, e o consequente risco de morte também”, diz.

Alimentação e exercícios

“A melhor maneira de prevenir a osteoporose é praticar atividades físicas e aumentar a ingestão de alimentos derivados do leite e vegetais de cor verde escura, que contém cálcio, especialmente a partir dos 30 anos”, diz a reumatologista. Exercícios de impacto e de fortalecimento muscular, como caminhadas e musculação, ajudam a sustentar o corpo e protegem de quedas.
Vegetais verdes-escuros ajudam na prevenção. (Foto: VisualHunt)
Vegetais verdes-escuros ajudam na prevenção. (Foto: VisualHunt)
A população que tem entre 25 e 40 anos deve começar hoje a prevenção da osteoporose para não fazer parte da estatística. “Cabe a nós, os futuros idosos de 2050, praticar exercícios e cuidar da alimentação para que tenhamos uma velhice saudável”, alerta o geriatra Carlos Sperandio, do Hospital Santa Cruz.
Ele também alerta para manter um ambiente doméstico seguro (principalmente na casa de idosos) para evitar quedas e prevenir fraturas, como evitar o uso de tapetes, não usar banquinhos e apoios para subir, se apoiar no corrimão ao subir escadas, preferir usar tênis e cuidar ao andar em calçadas com pedras soltas.

Diagnóstico

A osteoporose é uma doença silenciosa e o geriatra recomenda que o médico de referência da família faça o acompanhamento. Para as mulheres, as orientações devem começar nas consultas regulares ao ginecologista e, para os homens, com um clínico geral ou geriatra.
Caso seja diagnosticada a osteoporose, recomenda-se a consulta com um reumatologista. A suplementação com medicamentos à base de cálcio não deve ser feita sem orientação médica, pois existem outras doenças – como hipertensão, cardiopatias e disfunções renais – que podem ser agravadas com o consumo exagerado do cálcio.
LEIA TAMBÉM