Saúde e Bem-Estar

Redação

Pesquisa mostra que 20% dos alimentos comuns para crianças têm traços de chumbo

Redação
20/06/2017 08:00
Thumbnail

Suco de uva lidera o ranking dos alimentos com traços de chumbo. (Foto: Bigstock)

Nenhuma quantidade de chumbo é aceitável na alimentação das crianças, mas cerca de 20% de amostras de alimentos comuns na dieta de bebês contêm a substância. O alerta foi feito pela Academia norte-americana de Pediatria (AAP) no início de junho deste ano, através de um estudo do Fundo de Defesa Ambiental (EDF, sigla em inglês). A entidade norte-americana alegou encontrar chumbo em sucos de frutas, vegetais crus, como cenouras e batata doce, bolachas salgadas e cookies, e cereais.
Nos suco de frutas o destaque foi para o suco de uva. Das amostras analisadas, 89% delas continham chumbo. Já no suco mix de frutas, 67% tinham traços da substância, também presente em 55% dos sucos de maçã e 45% dos sucos de pera.
Dos vegetais, 65% das amostras de cenouras baby continham chumbo – mais até do que as cenouras tradicionais. Nas batatas doce, 86% continham chumbo. No caso das bolachas salgadas e cookies, 47% das amostras tinham a substância e em 4% dos cereais analisados. A entidade não divulgou nenhuma marca analisada.
A origem do chumbo, conforme ressaltou a entidade EDF, pode ter vindo do solo ou mesmo do processamento do alimento, mas uma pesquisa mais abrangente é necessária. O estudo foi feito com base em 11 anos de dados e pesquisas do órgão Food and Drug Administration (FDA), similar à Anvisa no Brasil.
Chumbo impacta o desenvolvimento da criança
A exposição ao chumbo na infância tem sido associada a problemas de saúde, de comportamento e de aprendizagem e nenhuma quantidade é considerada segura, conforme ressalta a Academia norte-americana de Pediatria (AAP).
Por se tratar de um metal pesado, o chumbo se acumula no organismo e causa alterações no sangue e no sistema nervoso central e periférico, o que pode levar à hiperatividade, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria. O chumbo também afeta a absorção de cálcio, ferro e cobre e é mais comumente encontrado na fumaça de carros e cigarros, alguns cosméticos e produtos de limpeza dos dentes, alimentos enlatados e praguicidas.
LEIA TAMBÉM