Saúde e Bem-Estar

Redação

Como escolher o assento no avião para fugir dos vírus que viajam com os passageiros

Redação
04/04/2018 12:00
Thumbnail

Só poderão ser levadas gratuitamente bolsas de uso pessoal que caibam no assento da frente. Foto: Bigstock

Mesmo que um passageiro saudável consiga sentar-se a duas fileiras de distância de outro contaminado em uma viagem de avião, o espaço não será suficiente para impedir a transmissão de uma infecção, como uma gripe, por exemplo: o cálculo de qual assento sentar-se em um avião para evitar sair da viagem doente envolve diferentes variáveis, mas pode ser feito.
Em 2010, pesquisadores da Universidade de Otago, da Nova Zelândia, analisaram o risco de transmissão da influenza H1N1, também conhecida por gripe A, de um grupo de estudantes infectados, que viajaram do México para a Nova Zelândia em 2009, aos demais passageiros.
Para tanto, foi solicitado aos que se sentaram na parte traseira do avião que respondessem a um questionário. Já os viajantes que apresentaram sintomas da doença depois do trajeto passaram por exames laboratoriais.
No total, nove estudantes tiveram a infecção confirmada em laboratório e apresentaram sintomas durante o voo, e dois outros passageiros também desenvolveram a doença, entre 12 a 48 horas depois da viagem. Com os dados da infecção confirmada, os pesquisadores olharam para onde os passageiros estavam sentados: duas fileiras de distância, fosse para frente, trás ou para as laterais.
O risco de infecção aos passageiros sentados nessa distância de uma pessoa infectada é de 3,5%, de acordo com dados da pesquisa, publicada em 2010 na revista científica British Medical Journal.  Embora considerado um risco baixo, ele existe e pode ocorrer durante voos comerciais.

Qual deve ser meu assento no avião para evitar ficar doente?

O primeiro passo é ficar atento a quem está viajando ao seu lado. Percebeu muita tosse ou espirro? Proteja-se com máscaras ou toalhas e evite um contato mais próximo com a pessoa.
Se puder, saia do raio de duas fileiras de distância da pessoa, seja na frente, atrás ou nas laterais.
De forma geral, alimente-se bem e hidrate-se sempre que possível para manter o sistema imunológico pronto para agir, caso algum micro-organismo tente infectá-lo.
Se você estiver doente, valem as mesmas orientações. Procure evitar a transmissão com o uso de máscaras ou, sempre que for tossir ou espirrar, faça de forma que os perdigotos não se espalhem. Hidrate-se e alimente-se de forma adequada para que os sintomas diminuam.
LEIA TAMBÉM