• Carregando...
Bela Gil já havia anunciado que usa o mesmo tipo de fralda no filho. (Foto: reprodução Instagram )
Bela Gil já havia anunciado que usa o mesmo tipo de fralda no filho. (Foto: reprodução Instagram )| Foto:

“O mundo consome açúcar em excesso.” Com este comentário a apresentadora e nutricionista Bela Gil lançou no começo dia 3 deste mês a campanha #desafiodabelaçúcar no Instagram. Na rede social, ela explicou que o ingrediente está presente nos preparos mais óbvios e também em alimentos que não imaginamos como o molho de tomate e alguns defumados. Os comentários parecem até uma sessão de terapia: “Estou criando coragem, há dois dias refletindo sobre ficar sem ele”; “Comi um chocolate ontem, desculpe”; “Como eu queria ficar sem açúcar, mas minha mãe é doceira!”.

Bela Gil chama todos para #desafiodabelaçúcar. Foto: Reprodução/Instagram.
Bela Gil chama todos para #desafiodabelaçúcar. Foto: Reprodução/Instagram.| Bruna Covacci

Segundo Bela, o desafio é uma oportunidade para aprender a lidar com a substância de forma mais equilibrada e saudável. “O consumo excessivo do açúcar é a causa de muitas doenças crônicas que já viraram epidemias como diabetes, câncer e obesidade”, escreveu. Nos trinta dias, a nutricionista acredita que as pessoas podem entender melhor sua relação com o açúcar e entender que ele não é essencial. “Quanto mais a gente adoça um café, mais tolerância criamos. E quanto menos consumimos, menos sentimos necessidade”, explica.

Efeitos colaterais

A sensação de abstinência é um dos relatos mais conhecidos dos pesquisadores, porque o açúcar, comprovadamente, pode viciar. Em uma pesquisa de 2011 da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, ratos de laboratório provaram que comer muito açúcar modifica o comportamento, além de causar no cérebro mudanças similares aos efeitos do abuso de drogas.

Porém, esses efeitos da ‘abstinência’ passam a partir da segunda semana. “Nos primeiros dias, a pessoa vai sofrer muito mais do que sentir qualquer benefício do corte do açúcar, isso devido ao desejo. Em 10 dias, esse desejo reduz bastante e então ela percebe os benefícios. Ela vai para a academia e a falta do açúcar refinado facilita a lipólise, ou a quebra da gordura, especialmente na região abdominal. Quando as pessoas percebem isso, ficam felizes e são estimuladas a continuar”, explica Magda Rosa Ramos da Cruz, professora de Nutrição da PUCPR e coordenadora da pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional e Fitoterapia.

Mas meu corpo não precisa de açúcar?

A recomendação diária de consumo de açúcar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 50 gramas, nem menos, nem mais. No entanto, o que o organismo na verdade precisa é de energia. Existem muitas fontes que garantem essa energia associadas a outros nutrientes. Fontes de carboidratos, como pães e massas, frutas e mesmo fontes de proteínas conseguem dar a energia que o corpo precisa, sem recorrer aos doces.

O açúcar refinado, aquele usado para adoçar o café, chá e fazer bolo, é considerado uma ‘caloria vazia’ porque não está atrelado a outros nutrientes, como vitaminas e minerais. A única agregação que ele fará será no diâmetro do abdômen e na sensação de bem estar.

Leia mais

Quanto tem de açúcar? Fotos denunciam o que você come sem saber

Cortei totalmente o açúcar da dieta e sobrevivi!

Se seu filho come mais de 25g de açúcar por dia, reduza!

Açúcar pode ter 20 nomes diferentes: não se engane

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]