Saúde e Bem-Estar

Bruna Covacci

Conhecemos academia para ciclistas com bike real para treino; veja onde fica

Bruna Covacci
19/12/2016 15:37
Thumbnail

A atleta Luca Glaser, 26 anos, subiu pela primeira vez na bike. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

A chuva e a falta de segurança são os principais problemas de quem pratica ciclismo em Curitiba. As reclamações são da triatleta Luca Glaser, 26 anos, que compete na modalidade desde criança. Ela é uma das primeiras alunas matriculadas na Studio 220, academia especializada em ciclismo que inaugurou em modo soft opening na última segunda-feira (19).
Detalhe da bike usada no treino. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Detalhe da bike usada no treino. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Diferentemente de uma academia normal, não em relação apenas à bicicleta real, com câmbio e marcha, há um telão multimídia cheio de tecnologia que mostra a altimetria de um percurso de verdade, variando em trechos planos, subidas e descidas. Todos os treinos são individualizados de acordo com cada aluno e os painéis relatam o desempenho em tempo real, mostrando a potência do exercício, velocidade da pedalada, frequência cardíaca e até a cadência. Como não é você que controla seu treino não é possível deixar a bike mais leve ou dar uma desacelerada.
Leia mais:
Telões multimídia são atração e estímulo dos treinos. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Telões multimídia são atração e estímulo dos treinos. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
“Até quem não sabe andar de bicicleta direito e precisa aprender a trocar de marcha pode encontrar vantagens aqui, aprendendo em terreno seguro e com bons coaches (professores), que ao contrário de professores de spinning não pedalam junto e ficam dando dicas de treino”, explica Luca.
Luca trocando marcha durante o treino. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
Luca trocando marcha durante o treino. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.
De acordo com Maurício Cervenka, empresário do Studio 220, todos os treinos são assinados por responsáveis técnicos da Equipe de Ciclismo Italiana. Os alunos também são orientados a cumprirem diferentes fortalecimentos. Ele lembra que a cidade de Curitiba conta com quatro diferentes modalidades de ciclismo: mountain bike, ciclismo, ciclismo de pista e triathlon – todos podendo ser praticados dentro da academia. Uma hora de aula equivale a 2 horas de spinning. Os valores de planos começam em R$ 300, para duas vezes por semana. Todos os treinos são agendados e tem, no máximo, 12 alunos por aula.
Planos futuros
No próximo ano, a academia vai contar com serviços de fisioterapia voltada à prevenção de lesões, nutricionista, massagem e sala para trabalhos recuperatórios com a metodologia usada por atletas de ponta.
Para quem é indicado
O perfil dos alunos vai desde quem não tem o hábito de pedalar e quer começar o esporte ou queimar calorias, até atletas que precisam se preparar para diferentes treinos. Mesmo que um atleta amador queira treinar lá com objetivos pontuais, como o emagrecimento, ele será estimulado a encontrar outro objetivo como o ciclismo – como terminar um circuito ou melhorar a velocidade.
SERVIÇO: Studio 220, Rua Augusto Stresser, 1619, Juvevê.