Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Correr na areia gasta mais energia, porém pode ser perigoso

Amanda Milléo
27/12/2016 14:10
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Exercícios físicos na areia podem causar um impacto menor nas articulações, dependendo do tipo de areia. Quando fofa e macia, o impacto de correr descalço é equivalente ao exercício no asfalto com um tênis específico de corrida com amortecedor. Em uma areia mais firme, porém, a corrida pode afetar as articulações dos pés, tornozelos, quadris e colunas, especialmente se feita sem um calçado adequado.
Leia mais
Apesar de ser macia e menos impactante, a areia fofa também pode gerar torções no joelho ou tornozelo. “Devido à irregularidade desse tipo de terreno, um ‘falseio‘ na pisada pode lesar ligamentos, assim como acarretar em fraturas”, explica Vagner Messias Fruehling, médico ortopedista e traumatologista do Hospital das Nações e Hospital VITA.
A sugestão é que procure por praias que sejam mais planas, sem tantos declives. Insistir em solos muito irregulares trará dores articulares, de acordo com o ortopedista.
Outro cuidado para evitar lesões é fazer alongamentos e aquecimentos antes de qualquer exercício na praia. “Isso prepara o corpo para a atividade. É importante também uma avaliação ortopédica para quem não está habituado. Quem tem dor articular nos membros inferiores, o exercício não deve ser encorajado, seja em areia ou qualquer outro terreno”, alerta Fruehling.
Adaptação
Ao passar do asfalto para um execício na areia, é preciso cuidados. Para se acostumar ao novo terreno, separe um tempo curto do treino para a areia. Se for começar a correr descalço, inicie com passadas menores, em tempos curtos, e vá preparando o para períodos maiores de corridas.
“Correr na areia fofa aumenta a resistência e o gasto energético. Para aqueles que são corredores experientes, a busca por outros terrenos aumenta o desafio. Praticar uma atividade na areia mais firme ou asfalto plano são equivalentes, desde que com o calçado apropriado”, explica o médico.
Cuidados extras
Galhos, conchas e objetos deixados pelos veranistas podem atrapalhar o treino na praia, por isso a proteção com tênis, sapatilhas ou calçados maleáveis é essencial. Veja esses e outros cuidados essenciais antes de correr na praia:
Não queime o pé. O calor da areia pode fazer queimaduras e bolhas. Prefira fazer as atividades em períodos próximos ao amanhecer e entardecer.
Protetor solar sempre. Além da ação direta do sol, a areia reflete os raios solares e potencializa os efeitos, causando lesões na pele. Lembre-se de levar também óculos escuros com proteção UV e boné.
Tire a areia no tênis. Não deixe aquele grão de areia incomodar a corrida. Como a areia pode causar lesões de pele pelo atrito, não tem problema interromper o exercício para limpar o pé.