Saúde e Bem-Estar

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto

O produto que você tem em casa e usa todos os dias é o pior vilão do inverno

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto
19/07/2017 08:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

No inverno os cuidados com a pele devem ser redobrados. Com a temperatura mais baixa, a umidade do ar diminui e as pessoas transpiram menos, o que, consequentemente, deixa a pele mais seca. O banho quente também contribui, pois remove a oleosidade natural de forma mais intensa fazendo com que a pele fique mais  ressecada. É uma época que exige cuidados!
Segundo a médica Tatiane Bacchi Gehlen Lenzi de Araújo, o sabonete é o pior vilão do inverno e o ideal é restringir seu uso apenas para as “áreas críticas” — axilas, virilha e pés –, já que o produto causa a remoção da oleosidade natural da pele, piorando o ressecamento.
Nos dias mais frios, o ideal é tomar um banho rápido (no máximo cinco minutos) de água morna e sem usar esponja. O sabonete normal pode ser substituído pelo de glicerina — com ph neutro — que tem um efeito menos agressivo.
Para diminuir a irritação e as coceiras, é indicado o uso de chá de camomila natural com leite de aveia em banho de imersão — especialmente em peles mais sensíveis. Em uma banheira para adultos, o ideal é colocar um litro de chá e um litro de leite de aveia.
Além disso, é muito importante cuidar da hidratação, com cremes e óleos. Veja dicas da médica para cuidar da pele no inverno:

Mudar a alimentação

Segundo Tatiane, uma das maneiras mais fáceis de manter a pele saudável é cuidar da alimentação: adicionar frutas e verduras na dieta — elas neutralizam os radicais livres, os responsáveis por provocar a morte celular precoce –, em especial frutas ricas em vitamina C. Acrescentar também as oleoginosas, como a soja, pois têm antioxidantes e causam o aumento da oleosidade da pele. A médica frisa também a importância do consumo de água: “Costumamos tomar menos água, pois não sentimos tanta necessidade como nos dias quentes, mas é ela que hidrata a pele de dentro para fora”. A indicação é pelo menos dois litros de água por dia, mas também pode mesclar com chás claros de frutas e ervas.

Usar creme hidratante

Quando se trata da pele, manter a hidratação é o aspecto mais importante. Podem ser utilizados produtos naturais, como óleos de semente de uva e amêndoas, além dos cremes comuns. Para potencializar o efeito, Tatiana indica misturar os dois: ¾ de xícara de óleo para 200ml de creme. Dar preferência para os cremes com pelo menos 10% de ureia, pois hidrata mais profundamente. “A pele não precisa apenas do cuidado do dia a dia, mas de uma hidratação profunda”, completa a médica.

Usar máscaras faciais uma vez por semana

Tatiane indica usar máscaras faciais uma vez por semana — elas promovem a esfoliação das células, além de fazer uma limpeza profunda e a renovação celular. A médica indica dois tipos de máscara para fazer em casa:
– Máscara de açúcar com mel: duas colheres de açúcar cristal para cada colher de mel. Basta fazer a mistura e espalhar como se estivesse lavando o rosto.
– Máscara de chá de camomila (natural) com aveia:  uma colher de camomila e uma colher de aveia para uma xícara de água. Pode passar com um pano no rosto à noite. Esse método tem efeito calmante e cicatrizante para a pele.

Usar filtro solar

Mesmo no inverno, usar filtro solar é muito importante, pois o produto previne manchas, rugas, câncer e outros problemas de pele. “Por mais que no inverno a gente não veja a radiação do sol, ela ainda existe”. A médica ainda ressalta as especificidades no cuidado da pele de cada região do corpo: “o rosto e as extremidades são peles diferentes. Para cada parte tem que usar um porduto mais específico. Nem tudo serve pra tudo“, diz. Na dúvida, converse com seu médico.

* * *

LEIA TAMBÉM: