Saúde e Bem-Estar

Redação

Dermatologistas fazem exames gratuitos contra câncer de pele em Curitiba

Redação
02/12/2017 08:00
Thumbnail

Atendimento será feito neste sábado, dia 2/12, em três locais em Curitiba, das 9h às 15h (Foto: Bigstock)

Médicos dermatologistas farão exames de pele gratuitos neste sábado (02), em Curitiba, e outras sete cidades do interior do Paraná. A ação marca o início das programações para o Dezembro Laranja, mês escolhido em 2014 para reforçar a prevenção ao câncer de pele no Brasil.
Os exames serão realizados em três diferentes locais na capital paranaense, conforme informações da Sociedade Paranaense de Dermatologia (SPD): no serviço de dermatologia do hospital Evangélico; hospital das Clínicas/UFPR e no hospital Santa Casa. Os interessados devem ficar atentos ao horário do atendimento, que começa às 9 horas e segue até às 15 horas.
Para ser atendido, não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro ou inscrição, podendo se apresentar aos pontos citados e buscar pelos médicos dermatologistas. Pacientes com lesões suspeitas serão encaminhados às unidades de saúde para retornarem aos hospitais e darem continuidade ao diagnóstico e tratamento.
“Se tiver alguma lesão de pele que não cicatriza há mais de quatro semanas, que sangram, lesões de cores diferentes ou mesmo se tiver apenas dúvidas, é importante ir ao posto para receber as orientações dos profissionais”, convida Janyana Marcela Doro Deonizio, coordenadora da campanha no Paraná e médica do Hospital das Clínicas.
Verão: protetor solar e proteção física
Com a proximidade do verão, os médicos dermatologistas querem aumentar a conscientização das pessoas sobre os riscos do câncer de pele. A exposição excessiva ao sol, sem a devida proteção, é o principal fator de risco para a doença, e o filtro solar não é o único cuidado possível.
Contra a radiação ultravioleta do sol, é importante associar protetores físicos, como bonés, chapéu, óculos escuros, roupas que cubram parte do corpo e que sejam fotoprotetoras. Da mesma forma, hidratação constante e evitar os horários de maior insolação, das 10 horas às 16 horas.

Dezembro Laranja em Curitiba:

Hospital Santa Casa de Curitiba
Endereço: Av. Visconde de Guarapuava, 3200. Centro.
Serviço de Dermatologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba
Endereço: Rua Luís Leitner, 10. Bigorrilho.
Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Endereço: Rua General Carneiro, 181. Centro.
Mais informações, aqui.
LEIA TAMBÉM