Saúde e Bem-Estar

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo

Você sabe a diferença entre a pele de homens e mulheres?

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
26/11/2016 09:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Devido a questões genéticas e hormonais as peles de homens e mulheres apresentam características bem diferentes. Por isso os cuidados e tratamentos para cada uma delas devem ser distintos. A pele do homem, na grande maioria das vezes, é mais oleosa em relação a pele da mulher. Por outro lado, a pele feminina pode apresentar oleosidade excessiva na adolescência, eventualmente na fase adulta e após a menopausa, por variações ou alterações hormonais. Segundo a dermatologista, Juliana Jordão, poros dilatados, oleosidade e inflamação na área da barba estão entre as queixas mais comuns na região da face masculina. “Entre as mulheres manchas, olheiras, linhas de expressão e flacidez são os maiores problemas”, diz Juliana.

Pele masculina

Mais espessa, a pele masculina é menos propensa a flacidez ou, quando esta ocorre, na grande maioria dos casos é mais tardia em relação à flacidez na mulher. Porém, por terem uma musculatura facial mais forte os homens apresentam rugas mais espessas e profundas na fronte e ao redor dos olhos. “As manchas, por sua vez, são mais comuns no sexo feminino, pois o melasma possui relação direta com hormônios da mulher e por isso tem sua ocorrência aumentada em gestantes e nas usuárias de contraceptivos orais”, diz a dermatologista. A variação de peso, comum nas mulheres, especialmente após as gestações, leva ao surgimento de sulcos e olheiras mais precocemente e o ressecamento excessivo da pele, típico na menopausa, acentua ainda mais as linhas de expressão e o aspecto envelhecido da pele.

Arsenal de beleza

O produtor de eventos Rodrigo Ono, 37, tem a pele oleosa, por isso lava o rosto algumas vezes por dia e usa um sabonete especial para pele oleosa, pela manhã e antes de dormir. “Na minha rotina de cuidados com a pele uso creme antienvelhecimento no rosto antes de dormir, faço limpeza de pele para abertura dos poros e hidratação com máscara de algas a cada dois meses, além disso não dispenso o uso do protetor solar.”
Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Rotina feminina

Ivanir, 65, e Juliana Malatesta, 35, são mãe e filha, e vivem trocando figurinhas sobre cuidados com a pele. Elas têm rotinas de beleza parecidas, mas as regras de ouro, passadas de mãe para filha são: “nunca durma sem lavar o rosto e nunca saia sem o protetor solar”. Ivanir conta que Juliana é mais cuidadosa que ela quando tinha essa idade. “Antigamente ninguém passava protetor solar todos os dias, não tínhamos essa informação, por isso acabei com manchas no rosto e nas mãos que tirei com tratamento de CO2”, conta.
A rotina de Ivanir consiste em lavar o rosto com água termal, aplicar sérum e protetor solar 50 e antes de dormir passar creme para a área dos olhos e ácido para renovação celular. Ela inda faz botox de seis em seis meses e luz pulsada para estimular a produção de colágeno. Para o corpo não dispensa o hidratante e garante que as mãos e o pescoço também estejam cobertos pelo filtro solar. Com uma rotina bastante similar à de sua mãe, Juliana é adepta de tratamentos mais específicos como peeling e luz pulsada para manter a pele sempre jovem.
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Mais indicados

A dermatologista Juliana Jordão indica os melhores produtos e procedimentos para cada tipo de pele:
Para peles masculinas
•Produtos não oleosos, em sérum ou em gel.
•Sabonetes para controle da oleosidade.
•Ácidos para renovação celular reduzem a oleosidade sem descamar a pele
•Filtro solar em gel ou spray.
Para peles femininas
•Séruns para peles oleosas.
•Ácidos noturnos para renovação celular.
•Cremes clareadores para manchas.
•Filtro solar (filtros com base, especialmente os compactos são essenciais para facilitar a rotina).
•Cremes como argireline ou DMAE, são muito úteis para serem utilizados abaixo da maquiagem. Eles promovem um efeito tensor da pele e com isso dão aspecto de melhora da flacidez.
LEIA TAMBÉM