Saúde e Bem-Estar

Marina Mori

Cantora surda surpreende em reality; entenda como ela consegue cantar

Marina Mori
09/06/2017 17:12
Thumbnail

Foto: Divulgação / America's Got Talent

Depois de uma apresentação emocionante no programa de novos talentos America’s Got Talent, a jovem Mandy Harvey, de 29 anos, despertou a incredulidade de muitos. Surda há uma década, a cantora e compositora norte-americana foi aplaudida por milhares de espectadores na última terça-feira (6). Em dois dias, o vídeo com a apresentação contabiliza quase 120 milhões de visualizações e 3 milhões de compartilhamentos. A dúvida do público é como a artista consegue cantar perfeitamente mesmo sendo surda.
Na apresentação, Mandy explicou que sofre de um distúrbio que afeta o tecido conjuntivo e, após ficar doente aos 18 anos, perdeu a audição. Ela canta desde os quatro anos de idade e seu sonho era se tornar professora de música, mas a deficiência a fez desistir de concluir o curso na universidade.
A cantora, que tocou um ukelele e não errou uma única nota durante a apresentação, disse que confia no próprio tom e utiliza aparelhos que mostram a frequência do som para cantar. Durante a performance, ela ficou descalça para sentir a vibração da música através da sola dos pés.
Segundo o otorrinolaringologista Neilor Mendes, da Otorrinos Curitiba, falar articuladamente já é uma conquista para a pessoa surda, pois é preciso treinamento constante com fonoaudiologia. Cantar de modo afinado, então, é algo que demanda não apenas conhecimento prévio da técnica, mas também muito esforço. “É preciso controlar a voz com exercícios que estimulem a memória muscular, para que a pessoa lembre como articular as palavras, e ser muito empenhado para conseguir. Por isso, o que ela faz é um fenômeno”, diz. Para o especialista, o desempenho de Mandy ocorre, em grande parte, graças à sua relação com a música desde cedo. “A qualidade vocal dela é muito boa e isso é extremamente difícil de conseguir”, afirma.
Por que isso é raro
É necessário entender de alguma forma quais frequências de voz são “agradáveis” aos ouvidos. Quando o próprio cantor não consegue se ouvir, é um desafio tentar alcançar os mesmos tons sempre. Por isso, pessoas que já nasceram surdas teriam mais dificuldade em cantar.
Confira a apresentação de Mandy:
LEIA TAMBÉM