Saúde e Bem-Estar

The Washington Post

Época de gripe nos Estados Unidos é a pior em 15 anos: 37 crianças morreram

The Washington Post
01/02/2018 18:00
Thumbnail

Mais de 12 mil internações por conta da gripe já foram registradas nos Estados Unidos. Foto: Bigstock.

Essa estação da gripe nos Estados Unidos já está sendo considerada a pior dos últimos 15 anos. Quase 12 mil pessoas precisaram ser hospitalizadas, segundo dados do serviço federal de saúde divulgados em janeiro. Além disso, o vírus matou 37 crianças até agora. Sete das mortes foram registradas na terceira semana de janeiro.
Até o final desta temporada, as autoridades disseram que o número de mortes pediátricas provavelmente vai se aproximar ou passar dos 148 óbitos relatados na mesma época de 2014-2015. A gripe que atualmente circula é da mesma “família” da que predominou há três anos.
O último relatório semanal do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mostra que a época da gripe, que começou cedo esse ano e atingiu muitos estados simultaneamente, continua a se espalhar pelo país.
Desde o último sábado, a atividade da gripe foi relatada como alta, se não extrema, em 39 estados dos Estados Unidos, mais Porto Rico e Nova York. “É uma temporada de gripe forte”, disse Daniel Jernigan, que lidera a divisão de gripe do CDC.
Mais pessoas estão buscando cuidados para doenças semelhantes à gripe do que em qualquer momento desde a pandemia de gripe suína de 2009, que varreu o país. Excluindo os dados desse ano, a última vez que o país experimentou níveis tão altos de pessoas infectadas com a doença foi em 2003-2004.

Gripe nos Estados Unidos: vírus H3N2

A grande maioria das pessoas que estão adoecendo atualmente pegou um vírus popularmente conhecido como H3N2, que é particularmente forte contra crianças pequenas e pessoas com 65 anos ou mais. Mas em comparação com as estações anteriores, quando esse tipo de vírus também dominou, as autoridades estão observando duas diferenças notáveis.
Primeiro, a gripe atingiu quase todos os estados ao mesmo tempo, disse Jernigan. Em segundo lugar, “a atividade da gripe manteve-se no mesmo nível nacional durante três semanas seguidas. Muitas vezes, notamos que um vírus atinge diferentes regiões do país em diferentes momentos, mas há muita gripe ao mesmo tempo”.
A percentagem de pessoas que visitam clínicas, salas de emergência e consultórios médicos está no mais alto nível da temporada e está atrás apenas dos números registrados em 2003-2004 e 2009-2010. O aumento rápido nos casos veio logo após as férias de inverno, ele observou, e provavelmente foi desencadeado por crianças que retornam à escola, espalhando o vírus.
***
LEIA TAMBÉM